Daniela Bandeira

Prefeito Fred Campos entrega a 20ª praça da sua gestão em Paço do Lumiar.


O prefeito Fred Campos entregou, nesta quarta-feira (29), a nova Praça Cecília Clemência Brito, localizada entre os loteamentos Santa Clara e Presidente Vargas. Com essa inauguração, a gestão municipal alcança a marca de 20 praças entregues em menos de 1 ano e meio de administração em Paço do Lumiar.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Fred Campos, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e moradores da região, que acompanharam de perto mais uma importante entrega para o município.

O novo espaço foi pensado para garantir mais lazer, convivência e qualidade de vida para a população. A praça conta com área de vivência, playground e área de zumba, oferecendo um ambiente moderno, organizado e preparado para receber crianças, jovens, adultos e idosos.

Agora, os moradores do Santa Clara e Presidente Vargas passam a contar com um espaço adequado para caminhar no fim da tarde, reunir a família, encontrar os amigos e aproveitar momentos de lazer e convivência.

A dona de casa Leila Diniz comemorou a transformação do local e destacou a mudança que a praça trouxe para a comunidade.“Aqui antes era praticamente um depósito de lixo. A gente nem imaginava que um dia teria uma praça tão bonita assim no nosso bairro. Hoje tá tudo iluminado, organizado e cheio de vida. Agora virou o novo point da comunidade. Quero agradecer ao prefeito Fred Campos por olhar pela gente e transformar esse espaço num lugar digno pra nossa população”, disse ela.
Durante a inauguração, o prefeito Fred Campos falou sobre o avanço das obras e investimentos realizados no município.

“Estamos transformando Paço do Lumiar de verdade. Essa é a 20ª praça que entregamos em menos de 1 ano e meio de gestão. Nosso compromisso é seguir levando infraestrutura, lazer e qualidade de vida para todas as comunidades. Ver as famílias ocupando esses espaços é a maior prova de que estamos no caminho certo”, pontuou Fred Campos.

A entrega da Praça Cecília Clemência Brito faz parte do conjunto de obras de urbanização e revitalização de espaços públicos que vêm sendo realizadas pela Prefeitura de Paço do Lumiar em diversos bairros do município.

Dr. Julinho autoriza pavimentação de sete ruas na Vila Tamer

O prefeito Dr. Julinho (PODEMOS) assinou, nesta terça-feira (26), a ordem de serviço para o início das obras de pavimentação asfáltica na Vila Tamer, em São José de Ribamar. Ao todo, sete ruas do bairro serão beneficiadas com os serviços, representando mais um avanço da gestão municipal no fortalecimento da infraestrutura urbana e na melhoria da qualidade de vida da população.

A obra será executada por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) e contará com serviços de pavimentação asfáltica, drenagem e sinalização vertical e horizontal, garantindo mais mobilidade, acessibilidade, segurança e dignidade para os moradores da região.

Durante a cerimônia, o prefeito Dr. Julinho destacou a importância da obra para a comunidade e reafirmou o compromisso da gestão municipal em seguir levando desenvolvimento para os bairros ribamarenses. “Esse é mais um compromisso que estamos tirando do papel. A pavimentação dessas ruas representa mais dignidade, mobilidade e qualidade de vida para os moradores da Vila Tamer. Seguiremos trabalhando com responsabilidade e compromisso para garantir que as melhorias cheguem a todas as comunidades de São José de Ribamar”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal da SEMOSP, Roberto Mouchrek também ressaltou a relevância da obra para a infraestrutura da região e destacou o impacto positivo que os serviços irão proporcionar para os moradores. “Estamos avançando com obras importantes que melhoram diretamente a vida da população. A pavimentação da Vila Tamer vai trazer mais segurança, acessibilidade e valorização para a comunidade, além de garantir melhores condições de tráfego e mobilidade urbana”, destacou o secretário.

A pavimentação da Vila Tamer simboliza mais um investimento da Prefeitura de São José de Ribamar em ações que contribuem diretamente para o bem-estar, o desenvolvimento urbano e a valorização das comunidades ribamarenses.

Prefeito Fred Campos inaugura nova Praça do Trabalhador e chega à marca de 19 praças entregues em Paço do Lumiar

O prefeito Fred Campos entregou, na última sexta-feira (22), a nova Praça do Trabalhador, no Conjunto Roseana Sarney, consolidando mais um importante avanço na área de lazer e convivência em Paço do Lumiar. A inauguração reuniu o prefeito, vereadores, secretários municipais e a comunidade, em um momento marcado pela celebração de mais uma obra entregue para a população luminense.
Com a entrega, Fred Campos alcança a marca de 19 praças entregues em menos de 1 ano e meio de gestão, reforçando o compromisso da administração municipal com a melhoria dos espaços públicos e da qualidade de vida da população.

A nova Praça do Trabalhador foi projetada para atender diferentes públicos e oferecer um ambiente moderno, seguro e preparado para lazer, esporte e convivência comunitária. O espaço conta com quadra de voleibol, quadra de futsal, arquibancada dupla, área de vivência, gazebo com bancos e mesa em pré-moldado, além de bancos em madeira distribuídos por toda a praça.
A estrutura também possui dois quiosques, banheiros masculino, feminino e adaptado para pessoas com deficiência (PCD), área destinada a atividades físicas, paisagismo e instalação de lixeiras, garantindo mais conforto, acessibilidade e organização para os frequentadores.

Durante a inauguração, o prefeito Fred Campos destacou a importância de seguir investindo em espaços públicos que aproximem as famílias e incentivem o esporte e a convivência social.“Estamos trabalhando todos os dias para transformar Paço do Lumiar. Essa já é a 19ª praça entregue em menos de 1 ano e meio de gestão. A Praça do Trabalhador chega para ser um espaço de lazer, esporte e encontro das famílias do Roseana e de toda a região”, afirmou o prefeito.

Moradores da comunidade acompanharam a entrega e comemoraram o novo espaço, destacando a importância da obra para crianças, jovens e famílias da região.
A entrega da Praça do Trabalhador reforça o ritmo de obras da gestão Fred Campos e o compromisso da Prefeitura de Paço do Lumiar em levar mais infraestrutura, lazer e qualidade de vida para os bairros do município.

Obra histórica: Canal da Macaúba será revitalizado pelo governador Carlos Brandão


Após quase 40 anos de espera por parte da comunidade, o Governo do Maranhão anunciou um importante pacote de obras de drenagem e urbanização para o Canal da Macaúba, em São Luís. A iniciativa marca um novo capítulo para a região, levando mais dignidade, infraestrutura e qualidade de vida para milhares de famílias.

A intervenção contempla a cobertura do canal, melhorias no sistema de drenagem, urbanização do entorno e ações voltadas à saúde pública, reduzindo problemas históricos como alagamentos e acúmulo de resíduos. A obra representa um avanço significativo para a mobilidade urbana e para a valorização da área.

Além disso, também foi realizada a assinatura da ordem de serviço para o início das obras de asfaltamento nos bairros Coreia de Baixo, Codozinho e Vila Bessa, sob responsabilidade da Agência Executiva Metropolitana (Agem), ampliando o alcance das ações e beneficiando ainda mais comunidades.

O anúncio reforça o compromisso do governador Carlos Brandão com o desenvolvimento da capital maranhense, por meio de investimentos que impactam diretamente o bem-estar da população.

A conquista também contou com a atuação do vereador André Campos, que tem acompanhado de perto as demandas e contribuído para que as melhorias chegassem, de verdade, para as comunidades..

Com o início das obras, a expectativa é de que o Canal da Macaúba deixe de ser um problema crônico e passe a ser um símbolo de transformação urbana, promovendo mais saúde, segurança e qualidade de vida para todos.

Parceria deve requalificar prédios históricos na capital maranhense

O Governo do Maranhão anunciou o lançamento de um conjunto de obras arquitetônicas para a reforma de aproximadamente 12 casarões no Centro Histórico de São Luís. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Brandão, durante esta semana, ao visitar as obras das futuras instalações da rede hoteleira Vila Galé, que está reformando três imóveis de grande relevância para o conjunto patrimonial de São Luís e que vão contribuir para o fluxo do turismo no estado.

“Na próxima semana vamos lançar um conjunto de obras arquitetônicas para reforma dos casarões. São aproximadamente 12 casarões que serão reformados em parceria com o Governo Federal e, também, uma parte com a participação da iniciativa privada. Essa reforma e requalificação de prédios históricos dará ainda mais vida ao nosso Centro Histórico que é Patrimônio Mundial pela Unesco”, frisou o governador.

O anúncio foi feito ao lado do fundador e presidente da rede hoteleira Vila Galé, Jorge Rabelo de Almeida, que na ocasião vistoriou as obras do prédio da Casa do Maranhão, na Rua do Trapiche, que será transformado em um dos hotéis do grupo português. Ele destacou o compromisso com o projeto de valorização do Centro Histórico desenvolvido pela gestão estadual.

“Em boa hora o governo nos trouxe para cá e estou muito feliz de estarmos fazendo essa obra, que ficará linda. Esse é um espaço de padrão muito elevado e será uma contribuição com o trabalho que o governo tem feito de revitalização do Centro Histórico. Podemos ser um exemplo para o Brasil de união de esforços para valorização de uma área histórica”, ressaltou Jorge Rabelo de Almeida.

As obras do imóvel na Rua do Trapiche estão avançadas e, por isso, a data para o lançamento do empreendimento foi adiantada. Inicialmente, o funcionamento estava previsto para fevereiro de 2027, e a nova previsão é iniciar os trabalhos no dia 25 de outubro, estando apto para a recepção de visitantes do primeiro voo entre São Luís e Lisboa, que será operado pela companhia aérea TAP Air Portugal a partir do dia 26 de outubro.

Durante a vistoria às obras do prédio, também estiveram presentes a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, e o presidente da empresa Maranhão Parcerias, Rafael Borges.

Governo do MA amplia investimentos em saúde na Região Tocantina


O Governo do Estado ampliou os investimentos em saúde pública na Região Tocantina. Nesta semana, representando o governador Carlos Brandão, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, inaugurou a sede do Programa Leite Especial em Imperatriz, fez a entrega de óculos a beneficiários do programa Maranhão Livre da Fome, e de kits de trabalho para agentes comunitários de saúde.

“Hoje descentralizamos o Programa Leite Especial, facilitando o acesso a essa assistência, e melhoramos as condições de trabalho dos agentes comunitários de saúde e de endemias, a quem entregamos kits com camisa, colete, bolsa e tablet. Reconhecemos a importância da atenção primária e do trabalho desses profissionais que cuidam todos os dias da saúde dos maranhenses”, enfatizou Orleans Brandão.

Imperatriz é o primeiro município do interior do Maranhão a receber a descentralização do Programa Leite Especial, que garante o fornecimento gratuito de fórmulas infantis especiais para crianças de até 3 anos diagnosticadas com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) ou intolerância à lactose, mediante avaliação e laudo de gastropediatra vinculado ao programa. Na nova sede serão fornecidas as fórmulas Neocate LCP, Neocate Advance e Pregomin Pepti.

Por meio da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, os atendimentos e a dispensação das fórmulas ocorrerão no Centro de Especialidades Três Poderes, ampliando o acesso das famílias da Região Tocantina ao benefício e reduzindo a necessidade de deslocamento para São Luís. Inicialmente serão contemplados 16 municípios vinculados à Regional de Saúde de Imperatriz, onde atualmente 63 pacientes já estão cadastrados no programa e recebem as fórmulas – 460 latas por mês – na capital.

A descentralização do Programa Leite Especial fortalece a política de cuidado materno-infantil do Governo do Estado, aproximando o serviço das famílias da Região Tocantina, ampliando o acesso às fórmulas especiais e garantindo assistência especializada às crianças com APLV e intolerância à lactose.

A gerente regional de saúde, Valéria Macedo, destacou os investimentos do governo estadual na atenção primária, por meio do programa Cuidar de Todos. Ela citou iniciativas como cursos de capacitação, entrega de equipamentos para unidades básicas de saúde, os mutirões de cirurgias, as contrapartidas estaduais dos programas de saúde, e a valorização dos agentes comunitários de saúde e de endemias.

A importância do diálogo com os agentes comunitários foi destacada pelo secretário estadual de Saúde, Tiago Fernandes: “Melhoramos suas condições de trabalho e buscamos a valorização da categoria, pela importância que eles têm para o Sistema Único de Saúde. É preciso cuidar na base para prevenir doenças, por isso este governo reconhece e valoriza os agentes comunitários de saúde”.

Orleans acompanha agenda do Governo do MA na Região Tocantina

Imperatriz é, oficialmente até sábado (7), a Segunda Capital do Maranhão. Com a sede do Executivo estadual transferida para o município, em cumprimento à Lei nº 11.904/2023, que concede à cidade o título honorífico, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, realizou extensa agenda de trabalho na Região Tocantina, onde inaugurou obras, entregou equipamentos públicos e anunciou novos investimentos para a região.

Ao lado do prefeito de Imperatriz, Rildo Amaral; do presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), Vagtonio Brandão; de deputados, prefeitos, vereadores e outras autoridades, Orleans deu início às ações da ‘Semana da Segunda Capital Maranhense’ com a entrega da Quadra Esportiva do Projeto Alvorada, na Vila Lobão. O espaço foi totalmente revitalizado para disponibilizar uma nova estrutura esportiva às 2.600 crianças e jovens atendidos pelo projeto.

“O Alvorada é um dos projetos mais exitosos de inclusão social, cidadania e desenvolvimento de talentos esportivos, com o qual o Governo do Estado tem orgulho de contribuir e vai continuar ajudando”, assegurou Orleans Brandão, anunciando ainda a construção de uma praça no local.

No ato, o secretário reafirmou o compromisso do Estado em desenvolver políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população tocantina e destacou a importância da agenda governamental na região.

“Vai ser uma semana muito produtiva, com a entrega de diversas obras que se somarão a muitas outras já realizadas na cidade. Toda a região está sendo contemplada com importantes intervenções e, praticamente toda semana, há representantes do governo aqui, entregando ou anunciando alguma nova obra. Isso é resultado do bom diálogo e das parcerias importantes que temos com todas as prefeituras e câmaras municipais”, afirmou Orleans.

Em seguida, foi inaugurado o Posto Policial no Residencial Canto da Serra, um reforço à segurança do empreendimento onde vivem mais de 2.837 famílias.

“É o Governo do Estado chegando à nossa cidade junto com as muitas conquistas para o povo imperatrizense”, disse o prefeito Rildo Amaral.

Amarante – No início da tarde, a comitiva governamental seguiu para Amarante do Maranhão, onde foi inaugurado o Campo de Futebol Grotão e assinada a Ordem de Serviço para reforma do 34º Batalhão da Polícia Militar. Com recursos da ordem de R$ 790 mil, a obra visa requalificar as instalações da unidade.

“Além disso, reforço aqui o compromisso do governo em concluir, no prazo de dois a três meses, o Hospital Municipal de Amarante, que está com obras em andamento”, assegurou o secretário.

O prefeito de Amarante, Vanderly Miranda, classificou o apoio do governo como um dos mais frutíferos já firmados em prol do município.

“Amarante está um verdadeiro canteiro de obras. Tudo isso graças à atenção dada pelo governador Brandão e pelo secretário Orleans, que têm dedicado atenção especial à nossa cidade”, disse.

Davinópolis – Orleans Brandão encerrou a agenda municipalista em Davinópolis. Na cidade, foram inauguradas unidades do Viva/Procon e da Estação Tech, além da entrega do Colégio Militar 2 de Julho e do Estádio Municipal de Futebol, equipamentos que vão contribuir para a redução dos gargalos de Davinópolis nas áreas de educação, inclusão digital, cidadania e lazer.

Na oportunidade, Orleans Brandão recebeu o título de ‘Cidadão Davinopolitano’, concedido pela Câmara Municipal. A entrega da comenda foi feita pelo presidente da Câmara, vereador Julimar Hilarino.

Nesta terça-feira (3), o governador Carlos Brandão comanda a programação da ‘Semana da Segunda Capital Maranhense’, com reuniões, vistorias de obras e atos oficiais em diversos municípios da área de abrangência da Agemsul.

Sobre a lei – Sancionada em 21 de março de 2023, a Lei nº 11.904 instituiu a Semana Estadual “Imperatriz Segunda Capital Maranhense”. A transferência simbólica da sede do governo para Imperatriz representa um reconhecimento ao peso econômico, populacional e estratégico da Região Tocantina.

A legislação determina que, anualmente, na primeira semana de março, os poderes públicos estaduais realizem ações na Região Geográfica Imediata de Imperatriz, que compreende, além do município-sede, outras 16 cidades.

 

Braide anuncia pacote de obras em São Luís de R$ 1 bilhão e 600 milhões

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), anunciou que a capital maranhense receberá um “pacote de obras” para mudar a realidade da cidade.

Braide irá detalhar as obras que serão efetivadas dentro do Programa “São Luís se Transforma”, durante entrevista coletiva na quinta-feira (5), às 9h, no Armazém Humberto de Maracanã – Complexo Trapiche Santo Ângelo (Av. Senador Vitorino Freire, Centro).

Apesar de ainda não ter detalhado que obras seriam, o valor já impressiona. Braide antecipou que serão investidos R$ 1 bilhão e 600 milhões com recursos da própria Prefeitura de São Luís, em áreas como saúde, educação, esporte, mobilidade e infraestrutura.

Faltando cerca de 30 dias para Braide oficialmente renunciar ao comando da Prefeitura de São Luís, caso vá disputar o Governo do Maranhão nas eleições de 2026, o anúncio da coletiva já movimentou o cenário político.

Os que defendem a pré-candidatura de Braide em 2026, já especulam que o prefeito, durante a coletiva, sinalize a sua intenção. No entanto, quem defende a permanência de Braide até o fim do mandato, afirmam que o prefeito não anunciaria um pacote de obras nesse montante para um mês depois deixar o cargo.

 

Prefeito Fred Campos Anuncia Construção do Parque Ambiental do Sítio Grande em Paço do Lumiar

O prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, anunciou neste domingo, 01 de março, por meio de suas redes sociais, a construção do Parque Ambiental do Sítio Grande, uma nova área de lazer, convivência e preservação ambiental que já começou a ser implantada no município.

O projeto está sendo executado em uma área de mais de 8 mil metros quadrados, em um terreno doado pelo próprio prefeito ao município. A iniciativa representa uma importante ação de compensação ambiental em favor de moradores de alguns bairros de Paço do Lumiar que, há muitos anos, construíram suas casas em áreas não permitidas. Para evitar que essas famílias fossem prejudicadas, o gestor municipal destinou um terreno de sua propriedade para a criação do parque, garantindo uma solução que alia responsabilidade social e cuidado com o meio ambiente.

O Parque Ambiental do Sítio Grande contará com uma estrutura moderna e voltada para toda a comunidade. Entre os espaços previstos estão açude, playground, pista de caminhada, estacionamento, academia ao ar livre, área de vivência, deck e paisagismo, proporcionando mais qualidade de vida, lazer e contato com a natureza para os moradores.

A nova obra reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável, a valorização dos espaços públicos e a criação de ambientes que promovam bem-estar e integração social.

“Esse é um investimento que chega para transformar a nossa cidade. O Parque Ambiental do Sítio Grande vai trazer mais beleza, lazer e qualidade de vida para o nosso povo. Estamos cuidando do meio ambiente e, ao mesmo tempo, criando espaços que valorizam o município e fortalecem o sentimento de pertencimento da nossa população. Paço merece crescer de forma organizada, bonita e pensada para as pessoas”, pontuou o Prefeito Fred Campos.

Sonho antigo: Brandão inaugura Estrada do Abacaxi

A população de São Domingos do Maranhão recebeu, nesta quinta-feira (12), as entregas feitas pelo Governo do Estado do Maranhão que trouxeram mais infraestrutura, inclusão digital, incentivo ao esporte e fortalecimento de serviços públicos.

O principal destaque da agenda foi a inauguração da Estrada do Abacaxi, com 23,5 km de pavimentação asfáltica, ligando Graça Aranha ao entroncamento de São Domingos do Maranhão, com acesso à BR-135, MA-128 e MA-360.

A estrada encurtou distâncias, melhorou o tráfego de veículos leves e pesados, e criou uma rota mais segura para o escoamento da produção agrícola, especialmente do abacaxi, cultura que sustenta parte importante da economia local, atribuindo ao município o título de ‘Capital do Abacaxi’ no Maranhão.

Além do impacto direto na logística, a nova pavimentação reduziu custos com manutenção de veículos, melhorou o tempo de deslocamento entre comunidades e facilitou o acesso a serviços essenciais, como atendimento de saúde, transporte escolar e circulação de trabalhadores.

“Estamos tirando do papel os pleitos dos prefeitos. Estamos aqui em São Domingos inaugurando essa estrada que vai até Graça Aranha. São 23 quilômetros de implantação de pavimentação com trabalhos desde terraplanagem, drenagem até a sinalização. Essa é mais uma obra que era considerada impossível e hoje estamos inaugurando. Daqui sai 60% da produção de abacaxi e gera muito emprego e renda para a cidade”, declarou o governador Carlos Brandão.

Os serviços executados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) incluíram terraplenagem, drenagem superficial, imprimação, pintura de ligação e aplicação do Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) que dá resistência ao pavimento.

Na zona rural, o Governo do Estado, também por meio da Sinfra, entregou mais 11 km de asfalto beneficiando doze povoados, entre eles Ihuma (a 12 km da sede) e Paú (a 7 km da sede).

O prefeito de São Domingos do Maranhão, Kleber Alves de Andrade, mais conhecido como Kleber Tratorzão, destacou que com o modelo de gestão municipalista do Governo do Estado várias obras já haviam sido entregues no município e que as inaugurações desta quinta-feira consolidam importantes avanços estruturais para a cidade.

“Essa é uma estrada que vai fomentar muito uma produção que nos dá renda, emprego e sustentabilidade para o nosso município. É uma obra estruturante que está beneficiando toda a região, São Domingos e Graça Aranha, e temos mais outras obras sendo inauguradas como o ginásio no povoado Bacupari, uma Estação Tech e mais 11 quilômetros de asfalto nos povoados”, ressaltou o prefeito.

Outra entrega do dia foi a inauguração do Ginásio Poliesportivo Antônio Ferreira de Oliveira, no povoado Bacupari, a cerca de 30 km da sede.

O equipamento passou por uma reconstrução estrutural completa. Antes abandonado, sem cobertura e tomado por vegetação, o ginásio recebeu nova estrutura metálica, cobertura, recuperação de arquibancadas, reforma de banheiros e vestiários, além de melhorias de segurança com gradis e adequações de acessibilidade, como rampas e espaços adaptados.

Na área de tecnologia e educação, a agenda incluiu a inauguração da Estação Tech, instalada no prédio do antigo Farol da Educação, agora totalmente reformado. O espaço recebeu adequações estruturais no telhado e substituição do forro, além de reconfiguração completa do layout interno.

A intervenção ampliou o prédio para implantação de um salão de informática com mais de 80 m², reformou a área de acesso e garantiu acessibilidade com rampa e banheiro adaptado.

O local também passou a contar com climatização em todos os ambientes, modernização das instalações hidráulicas e sanitárias, novos pisos e revestimentos, pintura geral e restauração do minianfiteatro nos fundos.

A nova Estação Tech se propõe a ser um ponto de apoio para cursos, oficinas, acesso a ferramentas digitais e incentivo à formação tecnológica para estudantes, jovens e trabalhadores conquistarem melhores oportunidades de trabalho.

A programação em São Domingos do Maranhão incluiu ainda a entrega de dois veículos do Programa Coopera Maranhão, destinados às secretarias municipais de Assistência Social e Educação, com articulação da Secretaria de Estado de Governo (Segov).

Os automóveis servem como apoio logístico para as ações realizadas em localidades mais afastadas.