Faltam menos de 10 mil eleitores para Imperatriz ter eleição em dois turnos

A cidade de Imperatriz poderá ter segundo turno nas eleições de 2024. Faltam menos de 10 mil eleitores para chegar a 200 mil, quantidade mínima de eleitores para que uma cidade tenha o pleito em dois turnos.

Segundo dados da Justiça Eleitoral da segunda maior cidade do Maranhão, o município tem mais de 190 mil eleitoral. Até outubro do ano passado, eram cerca de 185 mil eleitores.

Há um engajamento tanto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) quanto da própria classe política para que Imperatriz alcance os 200 mil eleitores até 8 maio, prazo final para regularização ou emissão de título de eleitor para está apto a votar no pleito deste ano.

O fechamento do cadastro é uma medida legal adotada nos anos eleitorais para permitir que a Justiça Eleitoral organize a votação de acordo com o número de eleitores aptos. Conforme o artigo 91 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), nenhum pedido de inscrição eleitoral ou transferência será aceito nos 150 dias anteriores à data da eleição, cujo primeiro turno acontecerá dia   de outubro.

Pré-candidaturas

Do grupo governista estão com as pré-candidaturas postas o deputado estadual Rildo Amaral (PP) e do ex-deputado estadual Marco Aurélio (PSB).

Do campo conservador estão na disputa os deputados Josivaldo JP (PSD) e Mariana Carvalho (Republicanos).

Assis Ramos pretende apoiar seu secretário de Educação, José Antônio Silva, para prefeito. E, por fim, tem ainda o pré-candidato do Novo, o empresário Gláucio Serafim Júnior.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *