Turismo ambiental em Porto do Vieira

Quem chega a Vieira, em São José de Ribamar, tem como primeira visão uma série de embarcações e a capela de São Pedro. O local tem a Baía de São José como principal fonte de sustento – pesca e o porto, além de ser atrativo para os amantes da natureza.

O nome do porto surgiu pela chegada de uma imagem de São Pedro, endereçada a uma pessoa chamada Felício Vieira. História narrada pelo pescador José Mamede Rodrigues Santos, conhecido como Memedinho, diz que o destinatário nunca foi encontrado. Então, o líder local, conhecido por Pedro Valente, decide abrir a caixa, na presença da comunidade e encontra a imagem de São Pedro.

Grande parte dos moradores do bairro Vieira vive da atividade pesqueira, seja a pesca propriamente dita ou do comércio de pescados. Outra atividade presente no Porto do Vieira é a de catraieiro ou atravessador – que faz a travessia de moradores e turistas para o Caúra. A construção de embarcações também é forte na região. Há vários estaleiros espalhados ao longo do Porto do Vieira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *