Exposição do São João Sotaque de Cores acontece em São José de Ribamar

A Prefeitura Municipal de São José de Ribamar, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Semtur) promove a exposição “Sotaque de Cores”, de autoria do artista plástico Sandro Paixão. A amostra fica em cartaz para visitação no período de 8h às 17h, obedecendo todos os protocolos sanitários.

A exposição acontece de 15 de junho a 15 de julho, no Centro de Cultura e Turismo Alcione Ferreira, em São José de Ribamar, como forma de relembrar os encantos da cultura ribamarense, em meio à pandemia do novo coronavírus.

Nesse momento de pandemia em que todos estão com muita saudade dos festejos juninos, a mostra surge da necessidade de preservar a memória do São João, sobretudo, através dos personagens e instrumentos musicais que bumba-meu-boi oferece.

A exposição é composta de 20 obras onde o artista utiliza a técnica acrílica sobre as telas que demostram através da arte. Os aspectos autênticos das festas juninas no Maranhão, onde Sandro apresenta personagens, cenas e momentos de cinco sotaques do bumba-meu-boi maranhense, incluindo o menos conhecido, mas não menos importante “sotaque de costa de mão”.

Caboclos de penas, de fitas, pandeireiros, matraqueiros, Pai Francisco e Catirina, dentre outros, povoam esse universo de sotaque e cores proposto por Sandro Paixão.

Sobre o artista

Sandro Paixão tem 42 anos e nasceu de uma família de artistas no Bairro Moropóia, em São José de Ribamar. Ele é autodidata e começou a pintar ainda quando criança. É filho de Nicanor Moraes, sambista ribamarense, fundador e compositor da Escola de Samba “Pirata do Samba”. Sua mãe chama-se dona Maria da Conceição Silva, diretora teatral, figurinista e também fundadora do grupo folclórico e teatral “Pastor São José”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *