Dicas de uso das plantas para harmonização de ambientes

Muitos têm dúvidas na hora de construir ou reformar sobre quais plantas escolher para decorar o ambiente. Afinal, existe uma série de espécies que podem ou não se adaptar ao clima e ao local estipulado para elas.

As plantas no ambiente interno auxiliam na filtragem de impurezas do ar e auxiliam na liberação de oxigênio e partículas de água, o que auxilia na umidificação do ambiente. Elas também são ótimas aliadas na escala urbana, servindo de infraestrutura verde e auxiliando na drenagem das águas da chuva, minimizando os problemas com enchentes e alagamentos.

De acordo com Fabiana Moraes Rêgo, arquiteta e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da faculdade Pitágoras, quando se fala de arquitetura, urbanismo e design de interiores, uma temática importante é o conforto ambiental, uma das vertentes é a parte térmica.

A especialista acrescenta que uma estratégia bioclimática atrelada ao conforto da temperatura está no resfriamento evaporativo por meio da vegetação em ambientes internos e externos. “O verde natural, proporciona a redução do calor e aumenta a umidade relativa do ar, além de ter a capacidade de remover o excesso de CO2”, pontua.

As plantas também ajudam, por exemplo, a filtrar os poluentes do ar, estimulam o aprendizado, a concentração e a criatividade, controlam a umidade do ar e melhoram a qualidade da respiração. O interessante é decorar o ambiente com plantas de grande diversidade, assim é possível colocar uma espécie na sua sala, outra na cozinha, e assim por diante.

Segundo a especialista, quando se pensa em plantas, inevitavelmente reflete-se sobre a necessidade do sol. “Efetivamente as plantas necessitam de um lugar próprio, arejado e que o sol faça presença. No entanto, há espécies como as Calatheas que vivem muito bem na sombra e que inclusive ficam mais verdes quando não pegam sol”, destaca.

De acordo com a docente, na dúvida de qual planta é mais apropriada para o ambiente, a dica é escolher opções que se adequam bem com o clima local e considerar o tamanho do vaso ou canteiro que a espécie desejada precisa. “Ter plantas é interessante porque elas levam um pouco de cor, volume e alegria para os ambientes, entre outras vantagens”, ressalta.

Outra espécie é a Espada de São Jorge, muito querida pelos arquitetos. Há quem diga que ela é capaz de neutralizar as energias negativas da casa. Pode ser cultivada à meia sombra e ao sol direto, muito resistente tanto ao frio quanto ao calor.

Para aqueles que gostam de plantas penduradas, a Hera Inglesa é uma planta trepadeira que lembra as folhas de uva. Vão bem em qualquer estação do ano e precisam de xaxim.

A Samambaia de Boston sempre combina com uma boa estante de livros. Ela é considerada uma das melhores plantas para a purificação do ar. Pode ser plantada em vasos ou direto no solo. Necessita de meia sombra, mas com proteção.

A Jiboia é linda para decorar e sempre percorre espaços com facilidade. Plantada principalmente em xaxim, ela pede meia sombra ou sol direto. É interessante regá-la duas vezes por semana. Já a Babosa pode ser plantada em terras com baixa fertilidade e, com isso, se adapta bem a qualquer vaso.

Faculdade Pitágoras

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site.

Sobre a Kroton 

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o país.

Presente em mais 1.900 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial.

Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações, acesse o site.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *