O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou em suas redes sociais que irá acionar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério Público Federal (MPF) contra o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Mário Helton Jorge, por declarações consideradas xenofóbicas.
As declarações de Mário Helton Jorge foram dadas na última quinta-feira (13). Segundo ele, o Paraná “tem nível cultural superior ao Norte e ao Nordeste” e que também não possui o “jogo político de outros estados”.
Mário Helton Jorge ainda disse que “a maioria é semianalfabeta” e “vem para o sul fazer o serviço que o paranaense não quer fazer”. As declarações foram amplamente repudiadas por políticos e organizações sociais, que as consideraram preconceituosas e discriminatórias.
Flávio Dino afirmou que a atitude do desembargador é “inaceitável” e que ele irá tomar todas as medidas legais necessárias para punir a conduta discriminatória e xenofóbica. O ministro destacou ainda que o Maranhão é um estado rico em cultura e história, e que os nordestinos são trabalhadores e contribuem para o desenvolvimento do país.