UBSs e Policlínicas de São Luís ofertam, a partir de hoje, vacina contra dengue

Vacina contra dengue começa a ser testada em adultos no RJ | CNN Brasil

A partir desta segunda-feira (19), a vacinação contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos, em São Luís, vai ser estendida para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Ambulatório de Especialidades Médicas Dr. Paulo Ramos e Apae, das 8h às 17h.

Além destes locais, a população pode contar também com o ponto do São Luís Shopping, que vai ofertar a vacina de terça a sábado, das 10h às 16h.

A campanha de imunização da rede municipal contra a dengue em crianças começou na sexta-feira (16). Ao todo, foram encaminhadas ao Maranhão 40.610 doses, sendo 27.367 doses para São Luís. A vacinação foi disponibilizada primeiro nas Unidades de Saúde na Hora, na sexta e no sábado (17). Agora, as doses são ofertadas em mais locais na capital.

Para vacinar é necessário que os menores estejam acompanhados dos pais ou responsáveis legais e, ainda, a apresentação de documento oficial com foto do responsável e da criança, cartão de vacina e comprovante de residência.

Segundo a nota técnica emitida pelo Ministério, o esquema vacinal é composto pela aplicação de duas doses com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda. Pessoas que estejam infectadas pela dengue devem aguardar o período de seis meses para receber o imunizante.

O documento determina ainda que a vacina pode ser administrada de forma simultânea com outras vacinas do calendário nacional, exceto com vacinas de vírus vivo ou atenuado, como o imunizante contra Varicela, Febre Amarela e Tríplice Viral.

Além da vacinação, a Prefeitura de São Luís, por meio da Coordenação de Controle às Arboviroses da Semus, tem intensificado os trabalhos de prevenção e monitoramento por meio de visitas domiciliares para orientação da população e tratamento de reservatórios, inspeção das áreas de risco, levantamento das regiões com maior índice de infestação pelo Aedes aegypti e nebulização dos bairros com maior número de focos do mosquito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *