Escolas, Asfalto e outras benefícios chegam à região dos Lagos no Maranhão

O governador do Maranhão, Flávio Dino, cumpriu agenda nesta sexta feira (07) nas cidades de Lagoa Grande, Lago do Junco e Lago dos Rodrigues. Foram inauguradas obras do Mais Asfalto, Escola Digna, além de sistema de abastecimento de água e foram entregues importantes incentivos para a agricultura como mais de 15 toneladas de sementes, kits de irrigação e títulos de regularização fundiária aos  agricultores dos municípios.

“Onde tem maranhense o governo tem que estar presente. Não importa se no município são duas mil, dez mil pessoas. Só se governa bem pisando no chão da realidade”, afirmou o governador.

Lagoa Grande

Na primeira parada do dia, o município de Lagoa Grande, recebeu importantes inaugurações, como a de uma Escola Digna, que foi entregue pelo secretário de Educação Felipe Camarão, na Vila Kênia. Essa foi a primeira escola em campo de assentamento construída pelo Governo do Maranhão.

“Agora a gente tem a força do Estado no campo. Para muita gente, ter uma escola com uma geladeira, um freezer, sala de aula equipada parece pouco, mas para nós representa muito.
Hoje o governo Flávio Dino deixa sua marca na história da Educação do Campo do Maranhão”, afirmou a professora Maria Leomar Pereira de Sousa, durante a entrega da Unidade Integrada Roseli Nunes.

Enquanto isso, na sede do município o governador Flávio Dino inaugurava o ginásio poliesportivo do município, 8 km de estrada vicinal que vai até o Povoado Baixão dos Caboclos, entregava cinco títulos de terra e fez também a inauguração de um sistema de abastecimento de água que resolveu os problemas de falta água na sede do município.

Dona Iracema Souza, 53 anos, falou da alegria de ter o problema sanado com a rede plena de distribuição construída pela Caema: “A gente está bem animado com essas coisas, porque estão estão vindo para cá. Aqui antigamente faltava água demais, a gente ia buscar água lá embaixo. Agora não, graças a Deus!”.

O governador também vistoriou as obras de uma cozinha comunitária que vai fornecer 300 refeições por dia ao preço de R$ 2,00.
Lagoa Grande grande é integrante do Plano Mais IDH e por isso também foi contemplada com as entregas de 2.000 kg de sementes de arroz e 5.000 kg de sementes de milho; 204 itens esportivos; sete kits de Irrigação de 500 m² para agricultores familiares.

Sobre as novas obras, houve assinatura de ordem de serviço para construção de dois poços em povoados e um Reservatório de Água com capacidade de 300 mil litros para a sede, investimento de R$ 546.358. Foi também autorizada a construção de uma escola de ensino médio.

Para incentivar oportunidades de trabalho, houve também entrega de 15 certificados do Curso de Mecânica e Manutenção de motos, pelo Programa Mais Qualificação para o Trabalho; assinatura de Contrato para realização de ações de qualificação profissional a 149 trabalhadores (as) nas áreas de Artesanato e Turismo; além de assinatura do Termo de Doação de dois terrenos no Centro para Construção da Delegacia de Polícia Civil e do Comando da Polícia Militar e entrega de um Kit de Irrigação de 1000 m², um motocultivador e uma forrageira.

“É o melhor governador que já tivemos, é o melhor governo que Lagoa Grande já viu”, comentou o prefeito do município, Chico Freitas.

Lago do Junco

No segundo município visitado no dia, o governador inaugurou obras em mais uma escola na região dos Lagos, dessa vez foi a reforma do Centro de Ensino José Malaquias e da revitalização da quadra poliesportiva da escola, uma parceria entre a secretaria de Infraestrutura (Sinfra) e a de Educação (Seduc).

A escola existe desde 1978 e homenageia um alfabetizador da cidade, a última reforma foi em 2010. Antiga gestora realizava pequenas obras com apoio de rifas e da comunidade. São 333 alunos beneficiados com a reforma como contou Tonicilva Nena da Silva, gestor da unidade escolar.

“Estava deteriorada, e agora com certeza melhora o desenvolvimento estudantil quando ele se sente num ambiente agradável como esse aqui”, afirmou.

O município também foi contemplado com o início das obras de pavimentação do Programa Mais Asfalto (SINFRA); entrega de 204 itens esportivos; de 1.500 kg de sementes de arroz e 3.000 kg de sementes de milho e assinatura de ordem de serviço para construção de dois sistemas de abastecimento de água em povoados.

Raimundo Menezes, 52 anos, beneficiado com Mais Asfalto: “A situação estava precária e agora não é promessa, está iniciando e a população está muito feliz com esse asfalto chegando”

Lago dos Rodrigues

Em Lago dos Rodrigues, o governador também acompanhou o início das obras do Mais Asfalto e realizou a entrega de 204 itens esportivos, de 1.000 kg de sementes de arroz e 3.000 kg de sementes de milho, além da assinatura de ordem de serviço para dois sistemas de abastecimento de água.

O prefeito Edjaci Leite falou das obras e de outras ações do Governo do Maranhão que estão sendo realizadas no município.

“Estamos na véspera do Natal e estamos recebendo um presente do Governador Flávio Dino. Nós tínhamos povoados sem abastecimento de água e já temos e fomos presenteados com duas Escolas Dignas que a estão em fase de construção, era a ajuda que nós precisávamos”, comentou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *