Novos Ecopontos e galpões de triagem anunciados pelo prefeito Edivaldo já estão em construção

Dando continuidade à ampliação da política dos Ecopontos, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior está avançando na construção de novos equipamentos do tipo. Já foram iniciadas as obras do Ecoponto Cidade Operária, próximo a UEB Mata Roma, e do Ecoponto Centro, no Anel Viário, que contará ainda com um galpão de triagem de materiais recicláveis. Atualmente, a capital tem 11 Ecopontos em pleno funcionamento. No dia 30 de outubro, o prefeito Edivaldo assinou a ordem de serviço para a construção de cinco novos Ecopontos e dois galpões de triagem de materiais recicláveis. Os Ecopontos beneficiam não somente os moradores dos bairros onde estão instalados, mas toda a população de São Luís que pode fazer o descarte de resíduos no equipamento mais próximo do seu bairro, da sua casa.

A medida faz parte da ampliação das políticas de reciclagem e sustentabilidade em São Luís, fortalecendo a gestão pioneira de resíduos sólidos na cidade. “A nossa gestão foi a que mais avançou na política de gestão dos resíduos. Por décadas a população de São Luís conviveu com o problema dos lixões e com a ineficiência da coleta de lixo, o que não se observa mais atualmente. E os Ecopontos vieram para fechar o círculo da destinação adequada de resíduos, estimulando o descarte adequado”, afirma o prefeito Edivaldo.

Além dos Ecopontos da Cidade Operária e Centro, que já estão em construção, fazem parte do pacote de novos equipamentos os Ecopontos Itapiracó, no Cohatrac, Sacavém e Vila Isabel, na região Itaqui-Bacanga, onde também será construído o segundo galpão de triagem de materiais recicláveis da capital.

As obras para implantação do Ecoponto e do Galpão de Triagem Centro, localizado na Avenida Vitorino Freire, área próxima ao Anel Viário, iniciaram este mês e devem durar cerca de 50 dias, com previsão de entrega ainda este ano.

O local onde ocorre a implantação dos equipamentos era utilizado pela população como ponto de descarte irregular de resíduos sólidos. A Prefeitura de São Luís, através dos serviços de limpeza urbana, realizava remoção mecânica no local com frequência mínima de duas vezes por semana. Na última limpeza realizada durante a preparação do terreno para as obras, foram retiradas 121 toneladas de resíduos sólidos depositados de forma irregular no local.

Este Ecoponto será o primeiro a contar com Galpão de Triagem instalado em área próxima, o que irá facilitar a logística de transporte do material até a associação de catadores que receberá a concessão de uso do galpão. O galpão será entregue em regime de cessão à Associação de Catadores de Material Reciclável de São Luís (ASCAMAR), instalada atualmente na Rua de São Pantaleão.

ECOPONTO CIDADE OPERÁRIA 

Localizado na Avenida Leste 103, Cidade Operária, este será o terceiro Ecoponto a entrar em funcionamento na região da Cidade Operária, que já conta com o Ecoponto Cidade Operária, inaugurado em dezembro de 2017, e o Ecoponto Jardim América, inaugurado também em 2017. A região contará com mais este equipamento por ser uma área populosa e onde o volume de descarte irregular é elevado.

As obras já estão em andamento e o Ecoponto está sendo construído em um terreno onde a população costumeiramente fazia o descarte irregular de resíduos. Para controlar o acúmulo de lixo a Prefeitura realizada ações de remoção manual e mecanizada pelo menos duas vezes por semana.

2 pensou em “Novos Ecopontos e galpões de triagem anunciados pelo prefeito Edivaldo já estão em construção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.