Não há vazamento de óleo ou minério do Stella Banner, afirma Marinha

Navio Stella Banner está encalhado na costa do Maranhão

A Capitania dos Portos no Maranhão divulgou nota nesta  segunda-feira (2) afirmando que não houve vazamento de óleo do navio Stella Banner que está encalhado a cerca de 100km da região do Lençóis Maranhenses, costa do Maranhão.

Em nota, a Marinha ressaltou que análises foram feitas e foi constatado de que a mancha visualizada ao redor do cargueiro não se trata de um vazamento de óleo. A empresa Polaris já havia externado que a mancha se tratava do que foi classificado como “óleo morto”, e a informação foi confirmada nesta segunda.

A empresa Polaris informou na tarde de hoje (2), que já estão sendo realizadas inspeções de mergulho com o objetivo de examinar a condição do casco do navio MV Stellar Banner, que está encalhado em um banco de areia na Baía de São Marcos, no Maranhão, desde o dia 24 de fevereiro. A embarcação foi encalhada propositalmente para evitar um naufrágio, pois foram identificadas fissuras em seu casco.

A empresa também informou que as barreiras de contenção instaladas de forma preventiva ao redor do navio serão removidas, pois o resíduo de óleo inicialmente encontrado na água já se dispersou. Uma equipe antipoluição permanece no local.

Em relação à retirada da carga de combustível de dentro do navio, a Polaris afirma que é preciso antes reduzir ao máximo o risco de vazamento, para que seja possível remover o combustível em segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.