CPI da Pandemia pode se estender a prefeitos e governadores

Um grupo de senadores quer pedir abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado para apurar, além dos atos do governo federal, a responsabilidade de governadores e prefeitos na crise provocada pela pandemia da Covid-19.

O requerimento que pede a CPI é de autoria do senador Eduardo Girão (Podemos-CE) e alcançou 34 assinaturas, na manhã desta segunda-feira (12). Seriam necessárias apenas 27 para a abertura das investigações. O pedido deve ser protocolado na terça-feira (13).

Eduardo Girão justificou o pedido de instalação da CPI afirmando que o governo federal repassou bilhões de reais aos entes federados e faltou transparência nos contratos firmados pelos gestores públicos.

Na semana passada, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou, em uma decisão liminar (provisória), a instalação de uma CPI no Senado, para investigar ações e omissões do Governo Federal na pandemia. Senadores governistas e o presidente Jair Bolsonaro defenderam que prefeitos e governadores também deveriam ser alvo da comissão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *