Eleições 2022: todos contra Bolsonaro?

 

Reunidos virtualmente pela primeira vez, para debater os desafios do Brasil, potenciais candidatos ao Palácio do Planalto fizeram duras críticas ao presidente da República, Jair Bolsonaro. Os presidenciáveis citaram condutas do governo federal na gestão da pandemia e em áreas sensíveis ao desenvolvimento do país, como meio ambiente, relações exteriores e educação.

Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB), Eduardo Leite (PSDB), Fernando Haddad (PT) e Luciano Huck (sem partido) participaram do painel de encerramento da sétima edição da Brazil Conference at Harvard & MIT, evento organizado pela comunidade de estudantes brasileiros de Boston (EUA). Também falaram em “convergência” num projeto de País e para derrotar Bolsonaro na eleição de 2022.

Em clima de cordialidade, os cinco possíveis candidatos ao Planalto listaram uma série de características do governo Bolsonaro consideradas antidemocráticas, como o enfrentamento às decisões do Judiciário e às tentativas de interferir nas polícias militares estaduais.

O governador paulista, João Dória, pontuou que o presidente “flerta permanentemente com o autoritarismo”. O ex-prefeito da capital paulista, Fernando Haddad, também subiu o tom ao classificar o presidente como “genocida” por sua atuação no enfrentamento ao novo coronavírus.

Durante duas horas, os presidenciáveis defenderam que é preciso resgatar investimentos em ciência, tecnologia e infraestrutura – para a retomada do emprego -, mas dar prioridade, de forma urgente, ao atendimento da população mais pobre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *