André Fufuca é confirmado como ministro do governo Lula

O deputado maranhense André Fufuca (PP) foi confirmado nesta quarta-feira (6) como ministro do Esporte do governo Lula. Ele assume a pasta no lugar da ex-jogadora Ana Moser.

Há cerca de um mês que os partidos do chamado Centrão (PP e Republicanos) negociam ministérios para entrar na base aliada do governo. Uma reunião hoje à tarde entre André Fufuca, Silvio Costa e Lula definiu as mudanças.

O ministério do Esporte era comandado por Ana Moser, que não tem vínculo partidário e sofria pressão pela sua demissão, ela era cota pessoal de Lula. A pasta ainda deve ser turbinada com o dinheiro da taxação das apostas esportivas.

O Republicanos fica com o Ministério de Portos e Aeroportos, o indicado do partido será o deputado federal Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE). Márcio França assume o Ministério da Pequena e Média Empresa, Lula a criação da pasta.

Em negociações, o PP chegou a pedir a pasta do Desenvolvimento Social, que hoje é comandada por Wellington Dias. No entanto, por ser a pasta que abriga o programa Bolsa Família – principal programa do governo do PT- o presidente resistiu à mudança.

Com a entrada de Fufuca na Esplanada dos Ministérios, o Maranhão passa a ter quatro ministros. A equipe do petista já conta com Flávio Dino (PSB) na Justiça e Segurança Pública, Juscelino Filho (União) nas Comunicações e Sônia Guajajara como ministra dos Povos Indígenas.

O presidente Lula espera que essa reforma ministerial amplie significativamente sua base no Congresso. A avaliação é que com esses dois ministérios, haverá um apoio maior do Centrão, especialmente em votações de pautas de interesse do governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *