Ginásio Georgiana Pflueger, o Castelinho, é reinaugurado pelo Governo do Maranhão

O domingo (17) foi um dia histórico para o esporte maranhense. O Governo do Maranhão reinaugurou o Ginásio Georgiana Pflueger, popularmente conhecido como Castelinho. O espaço foi totalmente reformado e agora conta com instalações modernas e de alto padrão para que os atletas possam competir e o público possa acompanhar as competições com todo o conforto e segurança. Para marcar a reinauguração do ginásio, foi realizado uma partida de vôlei entre as seleções Brasileira Master e Maranhense Master.

A solenidade de reinauguração do Castelinho contou com a presença do governador Carlos Brandão, do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, do ministro do Esporte, André Fufuca, além de diversas outras autoridades e atletas maranhense e de renome nacional. O evento foi aberto ao público que pode acompanhar as competições realizadas durante a reabertura do ginásio.

“Hoje é uma data histórica. Estamos entregando a requalificação completa do Ginásio do Castelinho. O projeto inicial era reformar o telhado, que caiu em 2019 por causa das chuvas, mas nosso governo resolveu fazer a requalificação completa da estrutura do ginásio”, afirmou o governador Carlos Brandão.

Com a reforma, o Castelinho passou a atender o padrão internacional e não servirá apenas para competições esportivas, mas para apresentações culturais. “Essa era uma obra aguardada com muita expectativa por toda a classe esportiva e a nossa população. Portanto, é um orgulho para todos nós fazer essa reinauguração”, completou Brandão.

Durante a solenidade de reinauguração do ginásio, também foi assinada ordem de serviço da reforma da pista de atletismo do complexo esportivo do Castelinho e um protocolo de intenções entre o Ministério dos Esportes e o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).

O ministro André Fufuca ressaltou que com a reinauguração do Castelinho, o Maranhão passa a ter estrutura de qualidade para o esporte. “O Maranhão é um celeiro de atletas, por isso, precisamos garantir equipamentos esportivos com toda a estrutura necessária para que eles possam mostrar o seu talento. Por isso que também vamos reformar a pista de atletismo, adequando-a para competições olímpicas, entre diversos outros investimentos que serão feitos para fortalecer o esporte do Maranhão”, declarou.

Reestruturação do Castelinho

A obra de reforma do Ginásio Castelinho contou com o investimento no valor de R$ 33 milhões. O espaço recebeu uma nova cobertura, com reforma completa dos ambientes internos e instalação de 4.700 assentos, sistema de combate a incêndio, novas instalações hidrossanitárias e elétricas.

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Naldir Lopes, destacou que o Castelinho agora tem padrão internacional. “O novo Ginásio Castelinho é um presente de Natal antecipado para o Maranhão, principalmente para a classe esportiva. As novas instalações não deixam a dever em nada aos grandes ginásios do Brasil. Estamos aptos a receber grandes eventos esportivos nacionais e internacionais, além de apresentações culturais e religiosas, pois a nova estrutura do Castelinho permite diversos usos para o ginásio”, disse.

O Castelinho também passou por serviços de recuperação dos pilares, instalação de nova cobertura, assentos e piso de alto desempenho padrão NBA, um placar de cubo central wireless, entre outros. As obras também contemplaram a revitalização da entrada principal, equipada com bar e banheiros masculino e feminino adaptados para pessoas com deficiência, além das quatro entradas auxiliares, que possuem a mesma estrutura. Uma adequação importante foi a instalação de elevadores para uso por pessoas com deficiência, garantindo mais acessibilidade.

O Castelinho tem ainda um setor administrativo, vestiários, dependência de árbitros, sala médica, academia, alojamento e camarotes. Todos esses espaços foram reformados, equipados e climatizados. Com as adequações, o local ficou mais atrativo e seguro para o uso da comunidade, o que estimula a prática esportiva e contribui para a saúde e qualidade de vida da população.

Também foi feita a urbanização da parte externa do ginásio, que agora conta com novo sistema de iluminação em tecnologia LED, paisagismo e um espaço demarcado para estacionamento.

Atletas olímpicos

A reinauguração do Ginásio Georgiana Pflueger teve na sua programação uma partida disputada entre a Seleção Brasileira Master, que conta com jogadores que fazem parte do projeto Super Lendas do Vôlei Olímpico Brasileiro, contra a Seleção Maranhense Master.

Em seguida, foi realizado um jogo de basquete entre o Sampaio Corrêa e a Seleção Maranhense 35+. O jogo foi aberto ao público e teve como entrada a doação de 1kg de alimento não-perecível. Os alimentos arrecadados serão destinados a instituições que realizam trabalhos sociais no estado.

Inaugurado em 1982, o ginásio foi inicialmente chamado de Castelinho, mas em 1990 foi rebatizado com o nome da atleta de vôlei Georgiana Pflueger.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *