Uma justa e merecida homenagem ao ex-presidente da República e escritor, José Sarney (94 anos). A expressiva homenagem da Assembleia Legislativa do Maranhão está marcada para ser realizada nesta quarta-feira (19), às 10h, no Plenário Nagib Haickel, da Alema. A proposição é do deputado Roberto Costa (MDB), e será entregue a mais alta honraria do Poder Legislativa, a Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman”.
“José Sarney tem uma história e um legado reconhecidos no mundo todo. É um maranhense dono de uma trajetória vitoriosa, de dedicação ao Maranhão e a seu povo, além de ser autor de dezenas de livros. A Assembleia presta essa homenagem como forma de reconhecer esse trabalho do homem, do político e do escritor José Sarney”, afirmou a presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale (PSB).
Para o deputado Roberto Costa, a concessão da Medalha “Manuel Beckman” será um marco na história da Casa. Também é uma forma de reconhecer em vida o legado de José Sarney para o Maranhão, tanto na política quanto nas letras.
“O ex-presidente José Sarney é um dos maiores estadistas do país e vai receber um justo reconhecimento dessa Casa legislativa, materializado na entrega da Medalha “Manuel Beckman”, afirmou Costa. O parlamentar observou, ainda, que o homenageado é autor da frase “Não há democracia sem Parlamento livre”, que ilustra a parede ao lado da tribuna e, dessa forma, já tem seu nome inscrito no plenário da Assembleia.
A homenagem será marcada ainda pela exposição “Hoje é Dia de… José Sarney”, realizada, no hall de entrada do Plenário Nagib Haickel, em parceria com a Fundação da Memória Republicana, e composta por painéis que retratam capas de obras essenciais do autor, trechos desses títulos e críticas de destaque através dos tempos.