Vereadores da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de São Luís reuniram-se para apreciar as proposições que tramitam no colegiado. Os parlamentares também realizaram visita técnica ao Hospital da Criança.
Na reunião, foi realizada a distribuição dos processos, designação dos relatores e discussão do cronograma de trabalho da comissão, com sugestões dos demais membros e assessoria dos vereadores.
“Entre os nossos próximos passos, estamos planejando a realização de uma visita aos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Queremos intensificar os trabalhos para somar esforços na execução dos trabalhos desenvolvidos nesses espaços”, disse Silvana Noely (Mais Brasil), presidente da Comissão.
Visita ao Hospital da Criança
Após a reunião, a presidente Silvana Noely, juntamente com o vereador Zeca Medeiros (Mais Brasil), o Coletivo Nós (PT) e a assessoria do vereador Raimundo Penha (PDT), seguiram para visita técnica no Hospital da Criança, tendo em vista as reclamações recorrentes sobre as irregularidades no espaço. Os parlamentares também averiguaram a estrutura do local após o alagamento da última segunda-feira (12), em decorrência das fortes chuvas.
O hospital é o único definido como porta aberta para atendimento de crianças do Maranhão e, por conta disso, tem uma alta demanda de pacientes. Com uma infraestrutura defasada e inadequada ao bom funcionamento, o local recebe cerca de 300 crianças diariamente, embora só disponha de 4 médicos plantonistas e 13 leitos de UTI.
Do total de 98 leitos, 20 estão dispostos na unidade mista do Bequimão. Os corredores estão lotados, as crianças aguardam por atendimento em situação precária, acomodadas em cadeiras de plástico. Há muitas pessoas em pé, com seus filhos no colo, aguardando atendimento.
Fonte: Câmara Municipal de São Luís