Câmara de São Luís dá posse ao vereador Pintinho da Itamaraty

Na manhã desta segunda-feira (8), a Câmara Municipal de São Luís realizou sessão solene para dar posse ao suplente Pintinho da Itamaraty (PRD), que assumiu a vaga deixada pelo vereador Thyago Freitas (PRD). O parlamentar solicitou licença de 121 dias para tratar de assuntos de interesse particular.

A cerimônia contou com a presença de familiares e amigos do novo vereador, além de autoridades como o ex-senador da República Pinto da Itamaraty e a chefe do Cerimonial do Governo do Estado, Walkiria Moraes.

Suplente com 3.346 votos nas eleições de 2024 pelo Partido Renovação Democrática (PRD), Pintinho da Itamaraty destacou, em seu discurso de posse, a emoção de assumir o mandato e o compromisso com a cidade. “Quero me colocar à disposição da nossa cidade para fazer um bom trabalho. Hoje, subo à tribuna desta Casa com muito orgulho e felicidade”, afirmou.

O vereador Octávio Soeiro (PSB) recepcionou o colega e desejou êxito na nova função. “Eu fico lisonjeado em poder lhe ver nessa função de vereador da capital, com muita meritocracia, com muito trabalho prestado, dedicação, coerência e retidão. São Luís pode esperar um grande vereador, um grande homem, um grande jovem, em poder contribuir para os avanços desta cidade”, disse.

Câmara aprova orçamento de R$ 6 bilhões para São Luís

O orçamento do município de São Luís para o exercício de 2026 foi aprovado em segundo turno e redação final pela Câmara Municipal na manhã desta quarta-feira (25). A Lei Orçamentária Anual fixa a previsão de receitas e despesas em R$ 6.031.163.583,55 para o próximo ano.

A sessão foi dedicada à análise das emendas apresentadas ao projeto, entre elas a que destina R$ 15 milhões para a implantação gradual do passe livre estudantil. O relator da Comissão de Orçamento, vereador Raimundo Penha, informou anteriormente que o parecer técnico já estava concluído, restando aos parlamentares deliberar sobre o texto final.

A votação encerra um processo que se estendeu além do calendário inicialmente previsto. O orçamento e o Plano Plurianual deveriam ter sido apreciados ainda no segundo semestre de 2025, antes do recesso legislativo. Com o cancelamento de sessões extraordinárias no fim do ano e no início de janeiro, o município iniciou 2026 sem a LOA aprovada.

Durante o período sem orçamento sancionado, o Executivo municipal passou a operar sob regime provisório, utilizando o sistema de duodécimos. Nesse modelo, a administração pode executar mensalmente até 1/12 do valor estimado no projeto de orçamento, assegurando o pagamento de despesas obrigatórias e a continuidade dos serviços essenciais.

Antes da apreciação final da Lei Orçamentária, a Câmara já havia aprovado o Plano Plurianual para o período 2026-2029, documento que incluiu o passe livre estudantil entre as prioridades da gestão municipal.

Com a conclusão da votação da LOA, a Prefeitura de São Luís passa a contar formalmente com a previsão orçamentária integral para 2026, permitindo a execução plena do planejamento financeiro da capital.

TJMA restabelece autonomia da Câmara de São Luís e suspende ordem que travava a pauta legislativa

Em decisão proferida em regime de plantão, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) deferiu parcialmente o efeito suspensivo no Agravo de Instrumento interposto pela Câmara Municipal de São Luís e suspendeu o trecho da liminar que determinava a paralisação da tramitação e votação de qualquer outra proposição legislativa, restabelecendo a autonomia do Parlamento municipal para organizar sua própria pauta.

O recurso foi interposto contra decisão da Vara de Interesses Difusos e Coletivos que, acolhendo pedido do Município de São Luís, autorizou a aplicação provisória de dispositivos do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2026), determinou a implantação imediata do reajuste do magistério, impôs prazo para votação do orçamento e ainda fixou multa diária pessoal ao presidente da Câmara.

A Câmara de Vereadores sustentou que a medida representava ingerência indevida em matéria interna corporis e afronta à autonomia do Poder Legislativo.

A decisão, proferida pela desembargadora Graça Soares Amorim, reconhece que a determinação de “congelar” toda a agenda legislativa extrapola os limites constitucionalmente admissíveis de intervenção do Judiciário, por interferir em matéria interna do Poder Legislativo e substituir a deliberação política do Parlamento por ordem judicial.

Conforme a decisão, o TJMA suspende a ordem que obrigava a Câmara a “parar tudo” e travar a tramitação de qualquer outro projeto até votar orçamento e PPA.
Isso restaura a autonomia legislativa para a Câmara organizar sua própria pauta, sem intervenção judicial sobre a agenda interna.

Também proíbe a edição de novos atos normativos suplementares que ampliem despesas/criem obrigações financeiras a partir desta decisão, declarando nulos os atos posteriores até que o PLOA seja votado.

A desembargadora registra que a separação dos poderes exige deferência institucional e que há limites para interferência judicial no processo legislativo. Aponta, também, como excessiva a ordem de “congelar” toda a pauta, por invadir a autonomia interna do Legislativo.

A decisão reduz a multa diária ao presidente da Câmara para R$ 5 mil, limitada à prerrogativa de pautar as matérias orçamentárias, e sugere que o presidente do Legislativo municipal e o prefeito de São Luís façam uma reunião institucional no prazo de 48 horas, com o objetivo de superar o impasse e garantir que direitos fundamentais da população não fiquem reféns de disputas políticas.

Paulo Victor cancela sessão extraordinária que apreciaria Plano Plurianual e LOA 2026

A Presidência da Câmara Municipal de São Luís, no uso de suas atribuições legais e regimentais, COMUNICA o cancelamento da Sessão Plenária Extraordinária anteriormente convocada por esta Presidência para o dia 06 de janeiro de 2026 (terça-feira), às 8h, destinada à apreciação e votação do Projeto de Lei nº 356/2025, que institui o Plano Plurianual do Município de São Luís para o período de 2026 a 2029, e do Projeto de Lei nº 355/2025, que estima a receita e fixa a despesa do Município de São Luís para o Exercício Financeiro de 2026.

A medida encontra amparo na competência do Presidente para dirigir os trabalhos legislativos e convocar as sessões plenárias, inclusive extraordinárias, nos termos da Lei Orgânica do Município de São Luís e dos arts. 23, 135 e 136 do Regimento Interno desta Casa.

Paulo Victor arquiva pedido de impeachment contra Eduardo Braide

O pedido de impeachment contra o prefeito Eduardo Braide foi arquivado pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor. O parlamentar optou por não dar andamento ao pedido em decisão foi tomada após conversas com aliados ao longo do fim de semana, em um contexto marcado pelo pagamento de emendas parlamentares pelo Executivo e pelo receio de enfrentar um desgaste político em confronto direto com o prefeito.

O pedido, protocolado por dois auditores fiscais aposentados, estava previsto para ser analisado nesta terça-feira (9). A denúncia apontava suposto crime de responsabilidade por parte de Braide, alegando descumprimento da Lei 7.729, que atualiza o teto remuneratório municipal e reajusta o subsídio do prefeito.

Com o recuo de Paulo Victor, o processo não avançará para as comissões internas, encerrando neste momento a tentativa de abertura do impeachment.

Beto Castro conta detalhes de fogo dentro de avião antes da explosão da aeronave

Durante a sessão desta quarta-feira (8) na Câmara Municipal de São Luís, o vereador Beto Castro (Avante) afirmou ter vivido um milagre ao sobreviver a um grave acidente aéreo ocorrido no último fim de semana. A aeronave, de pequeno porte e supostamente de sua propriedade, sofreu um impacto violento durante o pouso no aeroporto de Paço do Lumiar e explodiu logo em seguida.

“Estar aqui hoje é um milagre de Deus. Foi a mão de Deus que nos sustentou”, declarou o parlamentar, visivelmente emocionado. Beto é pré-candidato à presidência da Câmara.

Além dele, estavam a bordo a esposa, Raquel Lacerda, um casal de amigos e o piloto Fabrício Oliveira Dias. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião só estava autorizado para voos particulares e não poderia ser utilizado para transporte comercial de passageiros.

Beto Castro criticou a atuação do piloto, afirmando que houve erro e negligência. Segundo ele, após o acidente, o comandante abandonou os passageiros. “Não sei nem como conseguiu sair pela porta da frente. Ao invés de nos ajudar, correu para a pista”, desabafou.

O vereador relatou que a aeronave perdeu o controle ao tocar o solo, o que causou danos no trem de pouso e a fez sair da pista antes de explodir. Ele também revelou que, momentos antes, durante a decolagem em Barreirinhas, o avião teria colidido com um urubu, o que obrigou o piloto a arremeter.

No Dia do Vereador, Câmara de São Luís aprova projetos sobre amamentação e saúde no trabalho

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (01), data em que se comemora o Dia do Vereador, a Câmara Municipal de São Luís aprovou dois projetos de lei com foco na saúde pública e na segurança do trabalho.

Foi aprovada a proposição apresentada pelo co-vereador Rommeo Amin (Coletivo Unidos -PRD), que institui o programa “Empresa Amiga da Amamentação” em São Luís.

O Projeto de Lei nº 098/25 tem como principal objetivo incentivar a iniciativa privada a colaborar com a instalação, manutenção e melhoria de salas de amamentação nas unidades de saúde municipais. Em contrapartida, as empresas que aderirem ao programa receberão o selo “Empresa Amiga da Amamentação”, um reconhecimento oficial pelo compromisso com a saúde materno-infantil e com a responsabilidade social.

Para Rommeo Amin, o incentivo ao aleitamento materno tem grande relevância social. “Trata-se de uma medida simples, mas com grande impacto social, que fortalece o vínculo entre mãe e filho, melhora as condições de saúde e cria uma rede de apoio entre o setor público e a iniciativa privada”, afirmou o parlamentar.

Foi aprovado também o Projeto de Lei nº 142/25, de autoria do vereador Dr. Joel (PSD), que institui no calendário oficial de São Luís uma campanha de prevenção a acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, denominada “Abril Verde”.

O objetivo da proposta é fomentar, ao longo do mês de abril, ações educativas, eventos públicos, campanhas de mídia, iluminação de prédios públicos e atividades conjuntas com instituições e órgãos da sociedade civil, com foco na promoção de ambientes laborais mais seguros e saudáveis.

“O Abril Verde se consolidou nacionalmente como um marco pela saúde e segurança do trabalhador, e é fundamental que São Luís adote essa mobilização como política permanente de sensibilização. É um dever do poder público contribuir com a construção de uma consciência coletiva voltada à prevenção e ao bem-estar no trabalho”, enfatizou Dr. Joel.

Cadê os vereadores que eram para estar aqui?

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de São Luís, realizada na manhã desta segunda-feira (15), pode ter sido de pouca produtividade institucional em sua uma hora de sua duração, mas rendeu discussões acaloradas sobre o cenário político nacional, especialmente a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo STF.

A vereadora Flávia Berthier (PL) usou o grande expediente por aproximadamente 20 minutos para defender pautas da extrema direita. O co-vereador Jhonatan Soares, do Coletivo Nós (PT), rebateu os argumentos, gerando uma discussão acalorada em plenário.

Diante do impasse, a vereadora Professora Magnólia (PSB), que presidia a sessão, decidiu interromper o embate e encerrou a reunião antes do previsto. Confira:

Paulo Victor afirma que é legítima a discussão precoce para eleição do presidente da Câmara

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor (PSB), falou sobre a discussão precoce para eleição da presidência da Casa Legislativa, em que já colocaram os nomes à disputa os vereadores Beto Castro (Avante) e Marquinhos (União). O assunto foi tratado em entrevista concedida ao radialista Jorge Aragão, nesta segunda-feira (4).

O vereador Marquinhos já recebeu a anuência do presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, e  o vereador Beto Castro conta com a articulação do Palácio dos Leões e com o respaldo de Paulo Victor.

Para o presidente da Câmara, as tratativas para garantir a vitória de Beto Castro, estão sendo feitas em tempo hábil, já que ele mesmo teve a mesma experiência, sabendo que é necessário conquistar espaço com pelo menos um ano de antecedência. “É legítima a discussão”, disse Paulo Victor.

A sucessão na Câmara deve ser definida em abril do ano que vem, e com o retorno dos vereadores, pós recesso parlamentar, a disputa deve ganhar mais fôlego nos bastidores da Casa Legislativa.

Mudança polêmica? Raimundo Penha se abstém de votar novo horário da Câmara de São Luís

A Câmara Municipal de São Luís realizou, na terça-feira (22), uma votação para decidir sobre a possível mudança nos dias e horários das sessões plenárias.

Na primeira rodada, o placar ficou apertado: 13 votos a 12 pela manutenção das sessões nos dias e horários atuais — segundas, terças e quartas-feiras, a partir das 9h. Dois vereadores não votaram.

Na segunda rodada, a manutenção foi confirmada com 15 votos favoráveis e 11 contrários. O vereador Raimundo Penha optou por se abster da votação.

A decisão foi tomada após reunião, realizada a portas fechadas, conduzida pelo presidente da Casa, vereador Paulo Victor.

Entre os parlamentares que votaram pela manutenção dos atuais dias e horários estão Astro de Ogum, Thay Evangelista, Clara Gomes, Rosana da Saúde, Concita Pinto, Antonio Garcez e Gaguinho.