Carnaval do Maranhão recebeu 5,4 milhões nos circuitos oficiais


O Carnaval do Maranhão 2026 entrou para a história pelo recorde de público e pela segurança. Foram mais de 5,4 milhões de pessoas nos circuitos de São Luís. Nenhuma ocorrência grave foi registrada nos circuitos oficiais da festa promovida pelo Governo do Maranhão na capital ou nos circuitos do interior do estado. Não houve casos de homicídio, feminicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte ou qualquer outro crime grave durante os dias de programação.

Em São Luís, também não houve apreensão de armas de fogo ou drogas nos circuitos oficiais organizados pelo Governo do Maranhão. Além disso, a Secretaria de Estado da Segurança Pública contabilizou redução significativa nos registros de roubos e furtos de aparelhos celulares em relação ao ano passado.

O balanço foi apresentado nesta Quarta-feira de Cinzas (18) pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, durante entrevista coletiva ao lado do comandante da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim; do delegado-geral da Polícia Civil, Manoel Almeida; do subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Francisco dos Anjos; e de demais comandantes das forças policiais do estado.

“Esses resultados são reflexo de um planejamento consistente e da atuação integrada de todo o Sistema de Segurança Pública do Maranhão, aliado ao uso da tecnologia. Empregamos mais de 8 mil policiais no reforço dos circuitos oficiais em todo o estado e utilizamos um sistema de reconhecimento facial, com câmeras e drones, no circuito da Litorânea, com monitoramento em tempo real, para garantir paz e segurança aos foliões e trabalhadores”, destacou o secretário.

Carnaval do MA encerra sem registro de ocorrências graves nos circuitos

O Carnaval do Maranhão 2026 entrou para a história pelo recorde de público e pela segurança. Foram mais de 5,4 milhões de pessoas nos circuitos de São Luís. Nenhuma ocorrência grave foi registrada nos circuitos oficiais da festa promovida pelo Governo do Maranhão na capital ou nos circuitos do interior do estado. Não houve casos de homicídio, feminicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte ou qualquer outro crime grave durante os dias de programação.

Em São Luís, também não houve apreensão de armas de fogo ou drogas nos circuitos oficiais organizados pelo Governo do Maranhão. Além disso, a Secretaria de Estado da Segurança Pública contabilizou redução significativa nos registros de roubos e furtos de aparelhos celulares em relação ao ano passado.

O balanço foi apresentado nesta Quarta-feira de Cinzas (18) pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, durante entrevista coletiva ao lado do comandante da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim; do delegado-geral da Polícia Civil, Manoel Almeida; do subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Francisco dos Anjos; e de demais comandantes das forças policiais do estado.

“Esses resultados são reflexo de um planejamento consistente e da atuação integrada de todo o Sistema de Segurança Pública do Maranhão, aliado ao uso da tecnologia. Empregamos mais de 8 mil policiais no reforço dos circuitos oficiais em todo o estado e utilizamos um sistema de reconhecimento facial, com câmeras e drones, no circuito da Litorânea, com monitoramento em tempo real, para garantir paz e segurança aos foliões e trabalhadores”, destacou o secretário.

Queda nos índices – Entre os principais indicadores da Operação Carnaval do Maranhão 2026 está a redução de aproximadamente 40% nos casos de furto de celulares no circuito da Litorânea: foram 116 registros em 2025, contra 70 em 2026.

Outro dado expressivo foi a queda de 98% nos roubos de celulares — de 41 ocorrências registradas no ano passado para apenas um caso em 2026.

Eleita Corte Momesca do Carnaval de São Luís 2026

O tradicional Baile da Corte Momesca, promovido pela Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), aconteceu na noite de ontem, quinta-feira (5), e foi aberto ao público, com torcidas organizadas e convidados, contando com controle de segurança na entrada e na saída. O evento foi realizado em um berço cultural da cidade, no bairro Madre Deus.

O concurso contou com nove candidatas à Rainha e dois candidatos a Rei Momo, disputando os títulos que representam oficialmente a folia ludovicense.

Durante o baile, foram eleitos: o Rei Momo Waisllan César Mendes, do bairro Amendoeira; a Rainha do Carnaval Priscylla Muniz, do Ipase de Cima; a 1ª Princesa Bruna Artioli, do bairro Goiabal; e a 2ª Princesa Paloma Arouche, do bairro Desterro. Eles vão representar oficialmente a folia ludovicense em bailes, circuitos carnavalescos, desfiles na Passarela do Samba e outras ações culturais da cidade. A Corte simboliza o carisma, a irreverência e a tradição do Carnaval de São Luís.

Além do prestígio cultural, os eleitos receberam premiação em dinheiro e os títulos oficiais do reinado. O Rei Momo e a Rainha receberam R$ 6 mil cada, além de faixa, coroa, fantasia e cetro. As Princesas receberam R$ 4,5 mil cada.

O baile contou com a presença da Secretária Municipal de Cultura, Sheury Manu Neves, e da Secretaria Adjunta de Cultura, Ester Oliveira, que prestigiaram a eleição e acompanharam de perto o evento.

A escolha da Corte Momesca reafirma o compromisso da Prefeitura com a valorização das tradições carnavalescas e da cultura popular. Durante o reinado, a Corte participará ativamente da programação oficial, espalhando alegria e animação pelos diversos espaços da folia. O reinado segue até o último dia de desfiles na Passarela do Samba, encerrando oficialmente o ciclo do Carnaval de São Luís.

Calendário do Carnaval de São Luís 2026

O pré-carnaval ocorreu na Cidade do Carnaval entre os dias 3 e 5 de fevereiro, dando início à festa que segue com o Carnaval oficial de 13 a 17 de fevereiro. No dia 18, a programação incluiu o evento Gospel na Praça Maria Aragão. Os desfiles na Passarela do Samba Chico Coimbra estão programados para os dias 19 a 22, com a apuração encerrando o ciclo festivo no dia 24 de fevereiro, celebrando a tradição, a alegria e a diversidade da folia ludovicense.

Globo destaca três milhões de foliões no Carnaval de Brandão em São Luís

A Rede Globo destacou, no Jornal Hoje desta terça-feira (4), o sucesso do Carnaval do Maranhão, que reuniu na Avenida Litorânea um público estimado em 3 milhões de foliões, de quinta (27) a terça-feira (4), segundo levantamentos do Governo do Estado.

Foram mais de 10 horas de festa por dia na orla marítima da capital, com trios elétricos, atrações nacionais e regionais arrastando multidão de foliões.

A reportagem da TV Globo mostrou também a diversidade do Carnaval de São Luís com o circuito da Madre Deus montado pelo Governo do Estado, mantendo a tradição cultural maranhense.

A programação oficial do carnaval, promovido pelo Governo do Maranhão, contou com mais de 50 atrações locais e nacionais no Circuito Vem Pro Mar (Avenida Litorânea) e dezenas de apresentações no Circuito Vem Pra Madre (bairro Madre Deus).

Para o governador Carlos Brandão, investimentos estratégicos em turismo, segurança pública e a valorização cultural fortaleceram a festa nos últimos anos e fizeram do Carnaval do Maranhão um dos maiores do Brasil.

 

Braide anuncia Carnaval na Beira-Mar, espaço tradicional de festa do Governo do Maranhão

 

https://www.instagram.com/reel/C1e9niwOZSF/?igsh=OXE1bmsxdTRnbTc3

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), fez um anúncio em suas redes sociais que surpreendeu sobre a realização do carnaval promovido pela prefeitura. Segundo Braide, serão três cenários administrados pela gestão municipal, além da passarela e da Madre Deus, o prefeito anunciou que vai realizar festa momesca na Beira-Mar, local tradicional do Carnaval consolidado pelo Governo do Maranhão.

O circuito Beira-Mar foi idealizado por Flávio Dino (PSB) e mantido por Carlos Brandão.

O governador Brandão pretende repetir o êxito do ano passado e também já anunciou o circuito do governo na Beira-Mar.

É ao vivaço! Bicho Terra, Favela do Samba, Bloco Os Foliões e Banda Escangalhada são atrações do Algo Mais deste sábado

Muita folia no pré-carnaval do Programa Algo Mais. A musa da TV do Maranhão, Paulinha Lobão vai receber no palco mais animado do Estado as melhores atrações como: Bicho Terra, Favela do Samba, Bloco Os Foliões e Banda Escangalhada.

E não para por aí! A musa e apresentadora Paulinha Lobão ainda vai bater um papo com convidados especiais e teremos entrevistas exclusivas com temas atuais e de interesses da sociedade.

Vale destacar que a Central de Jornalismo da Rádio Nova FM, vai trazer as últimas informações em tempo real para o nosso público e, a cobertura completa do Pocket Show de Carnaval da Rádio de Verdade.

Então já sabe! É só colocar o despertador e sintonizar no programa que é líder de audiência no horário, e vale lembrar, que todos as medidas de precauções foram tomadas para fazermos um programa com total segurança para o público mais amado do Brasil.

Isso e muito mais, você vai poder conferir no programa de sábado, a partir do meio-dia, na telinha da TV Difusora, canal 04, afiliada do SBT no Maranhão.

Prefeitura de Ribamar cancela Carnaval e suspende Feirinha

    A Prefeitura de São José de Ribamar cancelou, por meio dos decretos 4.636 e 4.637/2022, as festividades de Carnaval e Lava Pratos 2022 no município, devido ao aumento de casos de Covid-19 e do surto de síndromes gripais.

Além das festividades carnavalescas, a prefeitura suspendeu as atividades da Feirinha Ribamar, que aos domingos promove cultura, artesanato, hortifruti e a gastronomia do município.

A decisão do prefeito Dr. Julinho visa evitar aglomerações públicas e o descontrole sanitário na cidad. “Em reunião com a nossa equipe de governo, decidimos cancelar o Carnaval, Lava Pratos 2022 e suspender a Feirinha em nossa cidade para garantir que o vírus não avance”, disse.

Além do carnaval promovido pela prefeitura, a administração municipal editará decreto para controlar e regulamentar os eventos privados no município, e manterá uma equipe de fiscalização formada pela Blitz Urbana, Guarda Municipal, Secretaria de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária para garantir o cumprimento da determinação.

“Montamos uma força tarefa para fazer cumprir a Lei e obedecer ao decreto editado pelo prefeito Dr. Julinho. O objetivo dessas medidas é preservar o maior bem que temos, a vida”, disse José Antônio, secretário de Meio Ambiente.

Governador Flávio Dino fala sobre desafios e perspectivas para 2022

O governador Flávio Dino falou sobre conquistas e desafios enfrentados na gestão estadual, ao longo do ano de 2021, e pontuou as perspectivas para o próximo ano, considerando o período eleitoral. Em entrevista à emissora local, na manhã desta terça (21), Dino pontuou sobre as festas carnavalescas de 2022, o cenário político atual que se cerca do sucessor para o Palácio dos Leões e o que esperar do próximo ano, com sua saída definida do cargo, em março.

O governador iniciou respondendo sobre as festividades de fim de ano e o calendário do próximo ano, com referência ao Carnaval. “Vamos manter o monitoramento diário, como temos feito e que nos levou a êxito, em meio ao caso nacional. Temos a menor taxa de mortalidade por Covid-19 no Brasil. Em relação às festas de fim de ano, a atitude é de muita cautela. Não haverá os shows que havíamos programado, mas, teremos uma queima de fogos na ponte São Francisco, para ser acompanhada dos veículos”, informou.

Em relação ao Carnaval, o governador que, devido à variante da Covid-19, o cenário não é favorável à festa. “Neste momento, infelizmente, temos uma análise tendente a considerar que, em face da variante, não realizarmos as festividades carnavalescas”, afirmou.

Sobre a vacinação, haverá continuidade das ações itinerantes nos municípios e nos bairros da capital e reforçou que todos se imunizem. “É imprencidivel que as pessoas tomem sua segunda e terceira doses, que estão sendo ofertadas em todos os municípios”, disse.

Sobre as eleições 2020, frisou que a decisão sobre quem representará a base governista na disputa eleitoral será conjunta, entre as 13 legendas do grupo. Afirmou ainda ter em Brandão a representação da mudança, da manutenção da linha de probidade, honestidade, investimentos públicos e políticas sociais, que foi estabelecido nesses sete anos de gestão.

“O meu posicionamento, apresentado ao colegiado, é que o vice-governador  Carlos Brandão tem as condições políticas e eleitorais de nos representar nessa batalha. Estamos ainda em um momento de definições e há tempo. Temos perseverança em busca do mais importante, que a união e a unidade, o respeito aos quatros candidatos apresentados, que forma um ótimos quadro político. Me cabe opinar, não decidir de modo unilateral”, garantiu. O governador concluiu que, dia 31 de janeiro “teremos melhores condições de aferir os pensamentos da maioria”.

MA: Credenciamento para Carnaval é prorrogado

Artistas, grupos, bandas e manifestações culturais carnavalescas podem se credenciar para o Carnaval 2022, nos dias 22 e 23 de novembro, das 14h às 17h, na sede da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), na Avenida dos Holandeses. O prazo foi prorrogado para dar oportunidades a mais manifestações carnavalescas maranhenses.

O edital credenciará grupos e artistas para compor a programação oficial do Pré-Carnaval, Carnaval do Maranhão e demais eventos realizados ou apoiados pela Secma. Para residentes fora da Região Metropolitana de São Luís, serão aceitas inscrições enviadas via Correios, com AR – Aviso de Recebimento – e postadas até o último dia de inscrição, pelo endereço: Secretaria de Cultura (Avenida dos Holandeses, nº 1803, São Marcos, em São Luís, CEP: 65.077-357).

Um dos grandes diferenciais desse Edital é a possibilidade de contratações ao longo do ano de 2022, conforme necessidade da Administração Pública, dos artistas que forem credenciados. Isso garantirá agilidade nas contratações e, após habilitado, o proponente deve apenas levar as documentações à Secma, para o pagamento.

Carnaval 2022: Escolas de samba apresentam enredos

Escolas de samba de São Luís se preparam para um possível retorno à Passarela do Samba ano que vem, mesmo com a pandemia. Por causa do novo coronavírus, as festividades carnavalescas foram canceladas em 2021.

Já possuem tema a Turma do Quinto – “50 anos de carreira do cantor Josias Sobrinho”; Flor do Samba – “Saudade”; Favela do Samba – “Do Renascer da Grécia Antiga ao Berço da Cultura Popular: o legado do artista chamado Dionísio”; Império Serrano – “70 anos do Jornal Pequeno, doa em quem doer”.

Dia 1º de outubro, Turma de Mangueira anuncia o enredo para o carnaval 2022. Durante o evento, também será aberto o concurso para escolha do samba-enredo que vai embalar a agremiação na passarela do samba.