Eduardo Andrade toma posse na Câmara de São Luís

O suplente Eduardo Andrade (PL) tomou posse como vereador de São Luís durante sessão solene realizada na Câmara Municipal. Ele assume temporariamente a vaga da vereadora Flávia Berthier (PL), que se afastou do cargo por licença para tratar de assuntos particulares e deverá permanecer fora das atividades legislativas por, no mínimo, 120 dias.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Paulo Victor (PSB), com o apoio da primeira-secretária da Casa, vereadora Rosana da Saúde (Republicanos).

Ao dar posse ao novo parlamentar, Paulo Victor destacou a importância da renovação política e desejou sucesso ao vereador em sua trajetória no Legislativo municipal.

“Parabenizo o vereador Eduardo Andrade por assumir uma cadeira nesta Casa centenária, a Casa do Povo. É sempre gratificante empossar um jovem comprometido com a política pública. Que Deus abençoe sua caminhada e seu trabalho nesta Casa”, afirmou o presidente.

Em seu primeiro pronunciamento na tribuna, Eduardo Andrade agradeceu a oportunidade e reforçou o compromisso de atuar em defesa da população de São Luís. O parlamentar ressaltou que ainda há muitos desafios a serem enfrentados e garantiu que continuará trabalhando por melhorias para os cidadãos.

“Este é um momento de grande emoção. Sabemos que ainda estamos distantes de garantir o mínimo necessário para o nosso povo. Carrego essa luta de forma incansável e seguirei trabalhando em favor da sociedade, da justiça, do amor a Deus e, principalmente, da dignidade daqueles que mais precisam”, declarou.

 

Câmara de São Luís dá posse ao vereador Pintinho da Itamaraty

Na manhã desta segunda-feira (8), a Câmara Municipal de São Luís realizou sessão solene para dar posse ao suplente Pintinho da Itamaraty (PRD), que assumiu a vaga deixada pelo vereador Thyago Freitas (PRD). O parlamentar solicitou licença de 121 dias para tratar de assuntos de interesse particular.

A cerimônia contou com a presença de familiares e amigos do novo vereador, além de autoridades como o ex-senador da República Pinto da Itamaraty e a chefe do Cerimonial do Governo do Estado, Walkiria Moraes.

Suplente com 3.346 votos nas eleições de 2024 pelo Partido Renovação Democrática (PRD), Pintinho da Itamaraty destacou, em seu discurso de posse, a emoção de assumir o mandato e o compromisso com a cidade. “Quero me colocar à disposição da nossa cidade para fazer um bom trabalho. Hoje, subo à tribuna desta Casa com muito orgulho e felicidade”, afirmou.

O vereador Octávio Soeiro (PSB) recepcionou o colega e desejou êxito na nova função. “Eu fico lisonjeado em poder lhe ver nessa função de vereador da capital, com muita meritocracia, com muito trabalho prestado, dedicação, coerência e retidão. São Luís pode esperar um grande vereador, um grande homem, um grande jovem, em poder contribuir para os avanços desta cidade”, disse.

MP investiga presidente da Câmara de São Luís por suposto descumprimento de decisão judicial

O Ministério Público do Maranhão instaurou Notícia de Fato para investigar o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor, por suposto crime de desobediência relacionado ao descumprimento de decisão judicial sobre o concurso público da Casa.

A investigação foi aberta após decisão do juiz Douglas de Melo Martins, que apontou possível descumprimento da sentença envolvendo a nomeação de aprovados no concurso público de 2018.

Segundo o MP, também há questionamentos sobre a manutenção de servidores contratados e comissionados sem concurso. Paulo Victor terá prazo de 15 dias úteis para apresentar defesa.

Procuradoria Eleitoral rejeita embargos e mantém cassação de vereadores do Podemos em São Luís

O procurador regional eleitoral Tiago de Sousa Carneiro se manifestou, nesta segunda-feira (11), pela rejeição dos embargos apresentados por investigados no processo que resultou na cassação da chapa proporcional do PODEMOS nas eleições municipais de 2024, em São Luís.

A decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão reconheceu fraude à cota de gênero e manteve a cassação do DRAP do partido, a anulação dos votos da legenda e a perda dos mandatos dos vereadores eleitos Fábio Macedo Filho, Raimundo Júnior e Wendell Martins.

Também foi mantida a inelegibilidade de Brenda Carvalho Pereira e Fábio Filho.

No parecer, o Ministério Público Eleitoral afirmou que os argumentos apresentados pelas defesas não apontam falhas capazes de modificar a decisão do TRE-MA. O órgão destacou ainda que a candidata apontada como fictícia recebeu R$ 300 mil em recursos públicos, obteve apenas 18 votos e admitiu não ter realizado campanha efetiva.

Segundo o procurador, os embargos possuem caráter protelatório e tentam apenas rediscutir o mérito da decisão já tomada pela Corte Eleitoral.

Braide entrega carta de renúcia e Câmara empossará Esmênia Miranda nova prefeita de São Luís


Logo após divulgar um vídeo confirmando sua pré-candidatura ao Governo do Maranhão, Eduardo Braide (PSD) encaminhou à Câmara Municipal um termo de renúncia oficializando sua saída do cargo de prefeito de São Luís.

O ato foi lido pelo vereador Aldir Júnior (PL), na Mesa Diretora da Casa, e já produz efeitos, o que garante que a vice-prefeita, Esmênia Miranda (PSD), possa ser empossada no posto.

A posse, por sinal, deve ocorrer ainda na tarde de hoje, às 16h.

Após polêmica do Carnaval, Câmara deve liberar Orçamento de São Luís


A Câmara de São Luís deve votar, nesta semana, em segundo turno, a proposta de Lei Orçamentária Anual de 2026 do Executivo municipal.

O texto está na Casa desde o segundo semestre do ano passado, e estima receita e fixa despesa do Município em R$ 6.031.163.583,55.

Antes do Carnaval, os vereadores da capital chegaram a analisá-lo em primeiro turno, mas rejeitaram um pedido de urgência para aprovar a peça em definitivo.

A decisão gerou polêmica porque o prefeito Eduardo Braide (PSD), sem orçamento liberado, recorreu à Justiça para garantir créditos suplementares.

Um deles, de R$ 22 milhões, foi o que viabilizou a realização do Carnaval da Prefeitura de São Luís.

Câmara aprova Orçamento de São Luís 2026 em primeiro turno; votação final será após o Carnaval


A Câmara Municipal de São Luís aprovou, em primeiro turno, o Orçamento de São Luís 2026, durante sessão realizada nesta quarta-feira (11). A votação final ficará para depois do Carnaval, após o cumprimento do interstício regimental de 10 dias entre os turnos.

A sessão foi realizada em cumprimento a determinação judicial relacionada à tramitação da Lei Orçamentária Anual (LOA).

A proposta estima receita e fixa despesa do município em R$ 6.031.163.583,55 para o exercício de 2026.

Regime de urgência foi rejeitado

A votação em regime de urgência, proposta pelo líder do governo, vereador Dr. Joel, foi rejeitada pela maioria dos vereadores.

Com isso, o Orçamento de São Luís 2026 seguirá o rito normal de tramitação até a votação em segundo turno.

O presidente da Comissão de Orçamento, vereador Raimundo Penha, informou que o relatório apresentado contém duas emendas, sendo uma delas para incluir o passe livre estudantil.

PPA também é aprovado

Na mesma sessão, os vereadores aprovaram o Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da gestão municipal para os próximos quatro anos.

Também foi aprovada emenda que inclui o passe livre estudantil no PPA.

O PPA orienta as ações do Executivo municipal e serve de base para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da própria Lei Orçamentária Anual (LOA).

A votação definitiva do Orçamento de São Luís 2026 deve ocorrer após o recesso de Carnaval, quando os trabalhos legislativos forem retomados.

Orçamento de São Luís será votado na primeira sessão pós Carnaval


O presidente da Câmara de São Luís, Paulo Victor (PSB), informou que o parlamento municipal já tomou medidas para atender as decisões judiciais sobre a votação do Orçamento 2026.

Na última decisão vigente, da desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão, Graça Amorim, foi determinado que os vereadores apreciem o Orçamento no prazo máximo de quatro dias.

Na primeira sessão da semana, Paulo Victor pediu que a Comissão de Orçamento realizasse eleição para definir o presidente e pudesse dar celeridade na apreciação da Lei Orçamentária Anual, que chegou ao parlamento municipal em agosto de 2025.

Paulo Victor assegurou que a votação ocorrerá ainda em fevereiro, mas só será apreciado pós Carnaval, uma vez que as sessões ordinárias serão concluídas na quarta-feira (11) e o parlamento entrará em recesso, voltando aos trabalhos no dia 23 de fevereiro.

TJMA restabelece autonomia da Câmara de São Luís e suspende ordem que travava a pauta legislativa

Em decisão proferida em regime de plantão, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) deferiu parcialmente o efeito suspensivo no Agravo de Instrumento interposto pela Câmara Municipal de São Luís e suspendeu o trecho da liminar que determinava a paralisação da tramitação e votação de qualquer outra proposição legislativa, restabelecendo a autonomia do Parlamento municipal para organizar sua própria pauta.

O recurso foi interposto contra decisão da Vara de Interesses Difusos e Coletivos que, acolhendo pedido do Município de São Luís, autorizou a aplicação provisória de dispositivos do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2026), determinou a implantação imediata do reajuste do magistério, impôs prazo para votação do orçamento e ainda fixou multa diária pessoal ao presidente da Câmara.

A Câmara de Vereadores sustentou que a medida representava ingerência indevida em matéria interna corporis e afronta à autonomia do Poder Legislativo.

A decisão, proferida pela desembargadora Graça Soares Amorim, reconhece que a determinação de “congelar” toda a agenda legislativa extrapola os limites constitucionalmente admissíveis de intervenção do Judiciário, por interferir em matéria interna do Poder Legislativo e substituir a deliberação política do Parlamento por ordem judicial.

Conforme a decisão, o TJMA suspende a ordem que obrigava a Câmara a “parar tudo” e travar a tramitação de qualquer outro projeto até votar orçamento e PPA.
Isso restaura a autonomia legislativa para a Câmara organizar sua própria pauta, sem intervenção judicial sobre a agenda interna.

Também proíbe a edição de novos atos normativos suplementares que ampliem despesas/criem obrigações financeiras a partir desta decisão, declarando nulos os atos posteriores até que o PLOA seja votado.

A desembargadora registra que a separação dos poderes exige deferência institucional e que há limites para interferência judicial no processo legislativo. Aponta, também, como excessiva a ordem de “congelar” toda a pauta, por invadir a autonomia interna do Legislativo.

A decisão reduz a multa diária ao presidente da Câmara para R$ 5 mil, limitada à prerrogativa de pautar as matérias orçamentárias, e sugere que o presidente do Legislativo municipal e o prefeito de São Luís façam uma reunião institucional no prazo de 48 horas, com o objetivo de superar o impasse e garantir que direitos fundamentais da população não fiquem reféns de disputas políticas.

Paulo Victor cancela sessão extraordinária que apreciaria Plano Plurianual e LOA 2026

A Presidência da Câmara Municipal de São Luís, no uso de suas atribuições legais e regimentais, COMUNICA o cancelamento da Sessão Plenária Extraordinária anteriormente convocada por esta Presidência para o dia 06 de janeiro de 2026 (terça-feira), às 8h, destinada à apreciação e votação do Projeto de Lei nº 356/2025, que institui o Plano Plurianual do Município de São Luís para o período de 2026 a 2029, e do Projeto de Lei nº 355/2025, que estima a receita e fixa a despesa do Município de São Luís para o Exercício Financeiro de 2026.

A medida encontra amparo na competência do Presidente para dirigir os trabalhos legislativos e convocar as sessões plenárias, inclusive extraordinárias, nos termos da Lei Orgânica do Município de São Luís e dos arts. 23, 135 e 136 do Regimento Interno desta Casa.