Operação Astreia prende policiais e mira organização ligada ao tráfico de drogas em São Luís Publicado em 3 de junho de 2026 por gilbertoleda


Uma operação da Polícia Civil do Maranhão deflagrada na manhã desta quarta-feira (3) teve como alvo uma organização criminosa suspeita de atuar com tráfico de drogas em São Luís. Batizada de Operação Astreia, a ação resultou, até o momento, na prisão de policiais militares, de um policial civil aposentado e de outros investigados apontados como integrantes do grupo.

Coordenada pela Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), a ofensiva mobilizou equipes do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) e da Polícia Militar do Maranhão, com participação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) e da Diretoria de Inteligência e Assuntos Estratégicos (DIAE).

Ao todo, a operação tem como alvos 12 pessoas, entre elas seis policiais militares, um policial civil aposentado e outras cinco pessoas investigadas por envolvimento com o esquema criminoso. Estão sendo cumpridos mandados de prisão temporária, busca e apreensão, além de medidas cautelares determinadas pela Justiça, como suspensão do porte de armas de fogo e bloqueio e sequestro de bens e valores.

De acordo com o balanço parcial divulgado pelas autoridades, já foram presos cinco policiais militares, um policial civil aposentado e outros três investigados. As diligências continuavam em andamento até a última atualização das informações, e o número de prisões pode ser ampliado ao longo do dia.

Segundo a Polícia Civil, a Operação Astreia tem como objetivo desarticular a organização criminosa, atingindo não apenas seus integrantes, mas também sua estrutura financeira. Por esse motivo, além das prisões, foram determinadas medidas patrimoniais para bloquear recursos supostamente obtidos por meio das atividades ilícitas.

Até o momento, as autoridades não divulgaram detalhes sobre a participação individual de cada investigado nem sobre as circunstâncias específicas que levaram ao envolvimento dos agentes de segurança pública nas investigações. A expectativa é que novas informações sejam apresentadas após a conclusão das diligências e a formalização dos procedimentos policiais.

Polícia do MA erradica mais de 10 mil pés de maconha em Grajaú

Uma ação integrada da Polícia Civil com as demais forças de segurança resultou, no domingo (19), na erradicação de quatro roças com mais de 10 mil pés de maconha em Grajaú, região Central do Maranhão. Um homem, natural do estado de Pernambuco, foi preso em flagrante no local e conduzido à delegacia.

A operação é fruto de investigação da Delegacia Regional de Barra do Corda e Delegacia de Polícia de Grajaú, que, no curso da apuração, identificou um cultivo estruturado com sistema de irrigação e uso de tecnologia voltada à produção em larga escala, evidenciando a atuação de um esquema organizado de tráfico de entorpecentes.

As plantações estavam localizadas na região da Aldeia Bananal, na Terra Indígena Bacurizinho, no município de Grajaú. A Polícia Civil estima um prejuízo de aproximadamente R$ 5 milhões ao grupo criminoso com a destruição do plantio.

Casebres de madeira, com cobertura de lona plástica, construídos no interior da reserva para dar apoio logístico aos criminosos, também foram destruídos.

A operação contou com o apoio da Polícia Militar (5º BPM), do Corpo de Bombeiros Militar (7ª Companhia Independente), da Guarda Municipal de Grajaú e de equipes do Centro Tático Aéreo (CTA) das bases  de Balsas e Presidente Dutra.

A ofensiva contra o tráfico de entorpecentes no Maranhão integra a Operação Forças Integradas, que tem como objetivo intensificar o combate ao crime organizado em todo o estado.

O nome da operação, Herba Nefanda, tem origem no latim e significa “erva maldita”, em referência ao enfrentamento ao cultivo ilegal de drogas.

O suspeito preso foi encaminhado à unidade policial, onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.

21 detentos não retornam aos presídios da Ilha após saída temporária de Páscoa

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou nesta quinta-feira (9) que, dos  637 internos que receberam o benefício da saída temporária referente a Páscoa e deixaram os estabelecimentos prisionais da capital maranhense, 21 não retornaram no prazo determinado pela Justiça.

A Seap ainda ressaltou que os internos que não cumpriram a determinação de retorno são considerados foragidos da Justiça e estão sujeitos à regressão de regime, além de outras sanções previstas. Os apenados beneficiados deixaram o presídio no dia 1º de abril deste ano e, segundo a Justiça, deveriam retornar até 18h do último dia 7.

‘Sextorsão’: Polícia mira acusados de usar ‘nudes’ para extorquir


Na manhã desta terça-feira (7), a Polícia Civil do Maranhão deflagrou uma operação com o objetivo de cumprir três mandados de busca e apreensão contra endereços ligados a investigados por envolvimento no crime de extorsão qualificada, na modalidade conhecida como “golpe da sextorsão”. As ações ocorreram em imóveis localizados no bairro Vila Luizão, em São Luís, e na Vila J. Lima, em São José de Ribamar.

A sextorsão é uma prática criminosa em que os autores ameaçam divulgar fotos ou vídeos íntimos da vítima para familiares, amigos ou contatos profissionais, caso não seja efetuado o pagamento de determinada quantia em dinheiro.

A operação foi baseada em uma investigação conduzida pelo Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT/SEIC), que identificou a exigência de R$ 20 mil por parte dos suspeitos para evitar a divulgação de imagens íntimas de uma vítima. Diante da recusa, o material foi disseminado em redes sociais e grupos de WhatsApp, atingindo pessoas próximas e contatos profissionais, o que causou grave abalo à honra, à dignidade e à vida privada da vítima.

Durante as diligências, os policiais constataram ainda que a principal suspeita possui antecedentes criminais pelo crime de roubo, o que reforça a gravidade do caso e a necessidade das medidas judiciais adotadas.

No cumprimento dos mandados, foram apreendidos dispositivos eletrônicos e outros materiais que podem ter sido utilizados na prática criminosa. Todo o material será submetido à análise para subsidiar o avanço das investigações.

O DCCT também orienta a população a ter cautela ao compartilhar imagens pessoais em ambientes virtuais e a procurar a polícia para registrar ocorrência em casos semelhantes.

Brandão dá posse a nova secretária de Segurança Pública do MA


O governador do Maranhão, Carlos Brandão, deu posse, nesta terça-feira (24), à nova secretária de Estado da Segurança Pública, coronel Augusta Andrade.

A solenidade foi realizada no Palácio dos Leões, no Centro, e marca a segunda vez na história do estado em que o comando do sistema de segurança passa a ser exercido por uma mulher, sendo a primeira vez por uma militar.

Durante a cerimônia, o governador lembrou que o novo comando da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) possui um significado institucional e simbólico muito importante, pois reafirma o compromisso do Governo do Maranhão em valorizar perfis técnicos na gestão pública com o fortalecimento das políticas de segurança baseadas na experiência profissional e na atuação prática no sistema de segurança.

O protagonismo das mulheres também é uma marca presente na gestão estadual, que tem ampliado a participação feminina na administração pública, reconhecendo o papel das mulheres na condução de políticas públicas e na promoção de uma gestão mais inclusiva e representativa.

“A escolha da secretária foi feita por critérios técnicos. Ouvimos várias pessoas que fazem a segurança pública no nosso estado e temos que ter uma pessoa experiente e com liderança para comandar as Forças de Segurança. A coronel Augusta Andrade tem todos esses requisitos. Ela tem muita experiência e um destaque muito grande a frente da Patrulha Maria da Penha”, declarou o governador Carlos Brandão.

A secretária de Estado da Segurança Pública, coronel Augusta Andrade, frisou que para o êxito na missão de comandar o sistema de segurança é essencial para a manutenção do trabalho forte e integrado das Forças de Segurança.

Ela afirmou que avançar nas ações de segurança é importantíssimo para o bem-estar da população. “Temos que estar sempre preparados para combater a criminalidade e é isso que vou fazer junto com as Forças de Segurança. O nosso lema é integração das Forças de Segurança, porque ninguém trabalha sozinho e segurança pública não se trabalha isolado. Todos os órgãos da segurança estarão juntos para dar uma resposta à sociedade no combate à criminalidade, para ter proteção e o cidadão poder sair de casa com tranquilidade”, frisou.

O momento contou com a presença de vários secretários e secretarias do governo, além de integrantes das Forças de Segurança. Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim, a escolha de Augusta Andrade é um reconhecimento à vasta carreira militar da nova titular da SSP, incluindo o combate à violência contra a mulher a partir do trabalho desenvolvido com a Patrulha Maria da Penha.

“Ela é uma das precursoras da Patrulha Maria da Penha no Maranhão e a segunda mulher a exercer essa função de secretária de Segurança. O Maranhão tem trabalhado para reduzir os índices de feminicídio, e esperamos com a gestão da secretária diminuir cada vez mais este e outros índices de criminalidade em todo estado”, pontuou o comandante da Polícia Militar.

Também presente à solenidade, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Célio Roberto, destacou a competência da nova secretária e o caráter de liderança para comandar as várias instituições que compõem o sistema de segurança pública, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Centro Tático Aéreo, Perícia Oficial, entre outras.

“Hoje é um dia importantíssimo que ficará marcado na história do Maranhão, principalmente do nosso sistema de segurança pública haja vista que a coronel Augusta passa a ser a primeira mulher do sistema de segurança pública a assumir esse cargo. Cargo esse que comanda todas as Forças de Segurança”, comentou o coronel Célio Roberto.

A nomeação da coronel Augusta Andrade ocorre no contexto de fortalecimento das políticas públicas de segurança e de aprimoramento da gestão do sistema estadual de segurança pública com a missão de fortalecer as ações de prevenção e combate à criminalidade e aprimorar a integração das forças de segurança.

Operação Rolezinho apreende 41 motocicletas irregulares


A Operação “Rolezinho”, coordenada pelo Ministério Público do Maranhão, nesta semana, apreendeu 41 motocicletas com irregularidades administrativas e indícios de crimes no município de Paço do Lumiar, na região metropolitana de São Luís.

Coordenada pelos promotores de justiça Cláudio Alberto Gabriel Guimarães (da 2ª Promotoria de Justiça do Controle Externo da Atividade Policial) e Raquel Pires de Castro (da 2ª Promotoria de Justiça de Paço do Lumiar), a operação teve como objetivo coibir práticas ilegais no trânsito, reduzir a poluição sonora e combater a circulação de veículos irregulares.

A ação contou com o apoio da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, e de agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtrans).

Durante a fiscalização, foram identificadas diversas motocicletas com escapamentos adulterados, prática que provoca poluição sonora, conduta que pode configurar crime ambiental previsto no art. 54 da Lei nº 9.605/98.

Também foram constatados casos de adulteração ou supressão de sinal identificador de veículo automotor, especialmente motocicletas circulando sem placa, situação que pode caracterizar crime previsto no art. 311 do Código Penal.

As motocicletas apreendidas foram encaminhadas para os procedimentos administrativos e investigativos cabíveis.

Polícia Civil do Maranhão realiza nova fase da Operação Tolerância Zero


A Polícia Civil do Maranhão deflagrou uma nova fase da Operação Tolerância Zero, voltada ao cumprimento de mandados de prisão contra investigados por crimes de violência contra a mulher. A ação ocorre no âmbito da Operação Mulher Segura, iniciativa de alcance nacional.

Ao todo, a operação tem 46 alvos e abrange diversos municípios maranhenses, além de ações em outros estados do país.

Nesta sexta-feira ocorre o Dia D da operação, com o cumprimento de 22 mandados de prisão na Grande São Luís, Imperatriz, Itapecuru-Mirim e em outros três municípios fora do Maranhão, nos estados do Pará, Paraíba e Santa Catarina.

A Operação Tolerância Zero foi iniciada no dia 19 de fevereiro, quando a Polícia Civil promoveu um mutirão nas delegacias para acelerar a conclusão de inquéritos policiais e a representação por mandados judiciais contra investigados por agressões e outros crimes de violência contra a mulher. Desde então, os policiais vêm dando cumprimento às ordens de prisão expedidas pela Justiça.

Entre os mandados em execução estão prisões temporárias, prisões preventivas e prisões decorrentes de condenações judiciais.

Os alvos são investigados ou condenados por diversos crimes, entre os quais estupro, tentativa de feminicídio, lesão corporal, ameaça e outras formas de violência contra mulheres.

Polícia de SP descarta localização de irmãos desaparecidos no MA

A Polícia Civil de São Paulo (PCSP) negou oficialmente a informação de que Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4, teriam sido localizados num hotel no centro da capital paulista. Após denúncias de que os irmãos, desaparecidos no Maranhão desde o dia 4 de janeiro, teriam sido vistos em território paulista, a Divisão Antissequestro agiu prontamente para verificar a pista.

Em nota oficial, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) esclareceu que equipas da Divisão Antissequestro do DOPE (Departamento de Operações Policiais Estratégicas) deslocaram-se aos endereços indicados na denúncia. No entanto, após a averiguação no local, os agentes constataram que as crianças encontradas não eram os irmãos desaparecidos no povoado São Sebastião dos Pretos, em Bacabal (MA).

“A Polícia Civil, por meio da Divisão Antissequestro do DOPE, esclarece que não procede o fato das crianças citadas terem sido encontradas em São Paulo. Os policiais da divisão, cientes da denúncia, foram aos endereços informados e constataram que as crianças ali presentes não são as mesmas que estão desaparecidas”, diz o comunicado.

Enquanto a pista em São Paulo foi descartada, as buscas pelos irmãos continuam de forma intensiva no Maranhão. O trabalho envolve uma operação integrada entre as forças de segurança, que concentram esforços tanto em investigações de inteligência quanto em buscas físicas em áreas de mata, rios e lagos na zona rural de Bacabal.

Brandão anuncia troca de comando na Polícia Militar


O governador do Maranhão, Carlos Brandão, anunciou a troca no comando-geral da Polícia Militar do Estado. O coronel Wallace Amorim assumirá a função, em substituição ao coronel Pitágoras Nunes, que esteve à frente da corporação desde dezembro de 2024.

Segundo Brandão, a mudança reforça o compromisso do governo com o enfrentamento à criminalidade. Ele destacou que o novo comandante dará continuidade ao trabalho firme de combate ao crime realizado por Pitágoras Nunes.

“Nossas forças de segurança não irão se intimidar e não mediremos esforços para enfrentar a criminalidade”, afirmou o governador em publicação nas redes sociais.

A posse de Wallace Amorim representa, segundo Brandão, a continuidade das ações de fortalecimento da segurança pública no Maranhão, com foco na proteção da população e no combate à violência.

TRAJETÓRIA

Wallace Gleydison Amorim de Sousa era diretor do CIOPS (Centro Integrado de Operações de Segurança), órgão da Secretaria de Estado da Segurança Pública que, nos últimos anos, tem se destacado pela utilização de ferramentas tecnológicas e de inteligência artificial voltadas à prevenção e ao combate ao crime.

Especialista em Segurança Pública, é graduado em Segurança Pública pela Universidade Estadual do Maranhão (Curso de Formação de Oficiais) e bacharel em Direito pela Faculdade do Maranhão (FACAM).

Ingressou na Polícia Militar em 1997 e, ao longo de quase três décadas de carreira, exerceu funções de comando, gestão e operações em diversas unidades da PMMA, tanto na capital quanto no interior do estado. Atuou na Força Tática, no Batalhão de Policiamento Rodoviário, no Batalhão de Turismo, na Academia de Polícia Militar e como comandante da Força Estadual de Segurança Pública (FEISP). Também integrou a Força Nacional de Segurança Pública, no Rio de Janeiro, e o Gabinete Militar do Governo do Maranhão.

Em 2022, antes de assumir o comando do Ciops, ocupou o cargo de Subsecretário de Segurança Pública do Estado.

SSP pede a prisão do prefeito de Igarapé Grande

O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Mauricio Martins, confirmou, nesta terça-feira (08), que a Polícia Civil pediu a prisão do prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier (PDT).

O prefeito é suspeito de atirar cinco vezes e matar o policial militar Gleidson dos Santos, no domingo, 6, em uma vaquejada em Trizedela do Vale.

O prefeito de Igarapé Grande, João Vitor Xavier (PDT), vai pedir licença de 180 dias do mandato para se dedicar a sua defesa. Assumirá o mandato a vice-prefeita, Maria Etelvina (PDT).