MA tem a menor taxa de desemprego do NE no primeiro trimestre, aponta IBGE


O Maranhão alcançou a menor taxa de desemprego do Nordeste no primeiro trimestre de 2026, de acordo com levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estado registrou índice de desocupação de 6,9%, desempenho melhor que o dos demais estados nordestinos e abaixo da média da região, que ficou em 8,4%.

Conforme os dados divulgados, esta é a menor taxa de desocupação do Maranhão para um primeiro trimestre desde 2015.

De acordo com o IBGE, o resultado representa o melhor desempenho dos últimos 11 anos para o período.

O governador Carlos Brandão destacou que o resultado consolida um cenário de recuperação do mercado de trabalho no estado. “Os dados confirmam que o Maranhão está avançando. Hoje temos a menor taxa de desemprego do Nordeste, o maior rendimento médio da nossa série histórica e mais recursos circulando na economia. Isso é reflexo de uma gestão que trabalha para gerar oportunidades, fortalecer a renda e melhorar a vida dos maranhenses”, pontuou Brandão.

Os dados mostram, ainda, avanço na comparação com o mesmo período do ano passado. O número de pessoas desempregadas caiu 13% em relação ao primeiro trimestre de 2025, o que representa cerca de 29 mil maranhenses inseridos no mercado de trabalho.

Outro dado positivo apontado pelo IBGE é o crescimento do número de pessoas ocupadas em relação ao ano anterior. O Maranhão passou de 2,570 milhões para 2,657 milhões de trabalhadores ocupados, um aumento de 87 mil pessoas empregadas em 12 meses.

Setores ligados à informação, comunicação, atividades financeiras, imobiliárias e profissionais apresentaram crescimento na geração de empregos. O setor primário da economia também registrou saldo positivo no período.

Mesmo com o aumento da taxa de desocupação em relação ao último trimestre de 2025, movimento considerado comum no início de cada ano, o Maranhão manteve posição de destaque no Nordeste e apresentou indicadores melhores que os registrados historicamente para o período.

Alerta laranja de chuvas: o “toró” vem forte em quase todo o Maranhão, avisa Inmet


A previsão do tempo indica mais “toró” no Maranhão nas próximas horas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (6), um alerta laranja de chuvas intensas para 213 cidades do Maranhão. O comunicado prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos severos que podem atingir a marca dos 100 km/h.

O alerta já está valendo e se estende até o fim da noite desta terça-feira (7). Além das cidades com este aviso de perigo, também permanece em vigilância o Alerta Amarelo de chuvas intensas em todo o Maranhão. Não diga que não avisamos!

A diferença entre os alertas do Instituto Nacional de Meteorologia está no nível de gravidade e risco das chuvas previstas:

🟡 Alerta Amarelo (Perigo Potencial)

  • Nível: baixo a moderado
  • Chuva: entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia
  • Ventos: até 60 km/h

🟠 Alerta Laranja (Perigo)

  • Nível: moderado a alto
  • Chuva: entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia
  • Ventos: até 100 km/h

Governo do Estado entrega ponte esperada há décadas em São Félix de Balsas

O Governo do Estado realizou um sonho de décadas da população de São Félix de Balsas ao construir a ponte sobre o Rio Balsas. A obra foi inaugurada neste sábado (28) pelo governador Carlos Brandão, acompanhado do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, e do prefeito Heider Nunes, em mais uma agenda municipalista no interior do Maranhão.

“Nunca se fez tanto em tão pouco tempo, pois em todos os 217 municípios maranhenses há obras do Governo do Estado, muitas delas tidas como impossíveis. Hoje é um dia histórico, pois entregamos mais que uma ponte que tira a cidade do isolamento: liga São Félix de Balsas ao futuro, ao progresso, ao desenvolvimento. E ainda há muitas parcerias que vão trazer melhores condições de vida para a população”, enfatizou Orleans Brandão.

A ponte sobre o Rio Balsas tem 195 metros de extensão e era aguardada há mais de quatro décadas, pois até agora a travessia para as cidades vizinhas de Balsas, Sambaíba, Loreto e Benedito Leite só era possível por meio de balsa, em horários limitados. A obra garante acesso terrestre aos demais municípios, favorece o escoamento da produção agrícola e fortalece a economia regional, além de facilitar o acesso a serviços de saúde e educação.

Ao agradecer pela construção da ponte e também pela implantação do Viva Procon e dos sistemas simplificados de abastecimento d’água dos bairros Três Poderes e Alexandre Costa – também inaugurados neste sábado, o prefeito Heider Nunes lembrou que a parceria com o Governo do Estado trará outros benefícios, como as duas Areninhas Esportivas e a Praça da Matriz, que estão em construção, e os outros investimentos autorizados pelo governador. “São Félix de Balsas nunca teve tantas obras ao mesmo tempo”, ressaltou ele.

Outras obras
A agenda em São Félix de Balsas incluiu a inauguração do Viva Procon, que oferecerá serviços de cidadania e defesa do consumidor, como emissão de documentos e atendimentos do Detran, Procon e Balcão do Cidadão. O governador assinou ordens de serviço para implantação de portal na cidade, e reformas da Praça da Família e do Hospital Municipal

Também foi anunciada a entrega de ambulância, viatura policial, veículos no âmbito do Programa Coopera Maranhão, para reforçar as ações municipais de educação e assistência social, e duas patrulhas mecanizadas para auxiliar o trabalho dos agricultores da região.

EMAP diz que operações de combustíveis no Porto do Itaqui estão normais

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) emitiu uma nota oficial para tranquilizar o setor logístico e a população sobre a regularidade do abastecimento de combustíveis. Segundo a estatal, não houve registro de cancelamentos ou alterações nas escalas de navios petroleiros com destino ao Porto do Itaqui até o momento.

A manifestação da EMAP ocorre após a divulgação de vídeo com informações sobre o desvio de rota de navios carregados com combustíveis que seriam destinados ao porto maranhense.

Segundo o órgão, atualmente, todos os nove berços de atracação do porto estão ocupados e operando simultaneamente, sendo que três deles são dedicados exclusivamente à movimentação de combustíveis.

De acordo com a Diretoria de Operações da EMAP, a programação portuária segue o cronograma estabelecido, sem qualquer desvio logístico ou interrupção. A empresa destacou que todos os navios anunciados para o período atracaram e realizaram as operações de descarga conforme o previsto.

“Não há registro de cancelamentos por parte de empresas importadoras ou armadores, tampouco indicação de alteração na programação operacional no curto prazo”, afirmou a empresa em trecho da nota.

A administração do porto reforçou que mantém um monitoramento contínuo do cenário global e regional, atuando em articulação direta com os diversos agentes da cadeia de abastecimento. O objetivo é garantir a estabilidade das operações e a segurança do abastecimento de combustíveis para o Maranhão e demais estados atendidos pelo hub logístico do Itaqui.

A nota conclui reiterando que o Porto do Itaqui segue operando de forma regular e estável, cumprindo seu papel estratégico na infraestrutura de transportes e energia do país.

Vereadora é presa em operação da Polícia Civil em Presidente Vargas

A Polícia Civil do Maranhão deflagrou a Operação “Red Alert”, na manhã desta sexta-feira (20), no município de Presidente Vargas. A operação resultou na prisão da vereadora Rosenilde Vieira Serra (PSB), conhecida como “Rosa do Pó”, do marido dela, Jorlan Sousa Serra, e de um terceiro homem, que fazia a segurança do casal, durante cumprimento de mandados de busca e apreensão na zona rural do município.

A ação foi realizada por equipes da Delegacia de Vargem Grande e da 2ª Delegacia Regional de Itapecuru-Mirim, com apoio de outras unidades da Polícia Civil, dentro da operação “Red Alert”.

Operação apreende materiais

Durante a operação, os agentes cumpriram mandado de busca e apreensão em uma residência localizada no povoado Vila Isabel, nas proximidades da rodovia MA-020, caminho para Presidente Vargas.

No local, foram apreendidos:

  • uma pistola calibre .40 com numeração raspada
  • um revólver calibre .38
  • duas espingardas calibre .20, sendo uma de cano serrado
  • munições de diversos calibres
  • porções de substâncias semelhantes a cocaína e crack
  • um pé de maconha plantado na frente da casa
  • um veículo Toyota Corolla
  • outros objetos considerados ilícitos

Segundo a polícia, parte da droga também foi encontrada dentro do veículo durante o cumprimento do mandado.

Delegado comenta ação

De acordo com o delegado Samuel Morita, a operação “Red Alert”  foi resultado de investigação prévia que indicava a existência de armas e drogas no local.

“Foi encontrado droga também dentro do veículo e os conduzidos estão aqui na delegacia regional para que a gente faça o procedimento do flagrante”, afirmou.

O delegado relatou que o imóvel tinha forte estrutura de segurança.

“A casa tinha câmeras filmadoras, uma verdadeira fortaleza, com segurança armado para que ninguém chegasse na casa”, declarou.

Segundo ele, também havia criação de animais, plantação e outros investimentos que indicavam alto poder financeiro.

Prisões em flagrante

Durante a ação, Rosenilde, seu marido e um homem que fazia a segurança do casal foram presos.

O terceiro suspeito estava armado com um revólver calibre .38 no momento da chegada da equipe policial.

Todos foram levados para a Delegacia Regional de Itapecuru-Mirim, onde foram autuados e permanecem à disposição da Justiça.

Outras diligências na região

Segundo a Polícia Civil, outra equipe foi deslocada para o município de Vargem Grande para cumprir mandados relacionados à mesma investigação, mas não foram encontrados materiais ilícitos no local.

O delegado destacou que o principal alvo da operação já era conhecido das forças de segurança.

“Já havia sido preso outras vezes e a polícia já vinha investigando. Havia fundada suspeita de que ali poderiam ser encontrados instrumentos de crime”, afirmou.

As armas e demais materiais apreendidos serão encaminhados para perícia, e há suspeita de que uma das armas possa ter sido usada em disparos contra vítimas.

A operação contou com participação da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Diretoria de Inteligência e Assuntos Estratégicos (DIAE), Delegacia de Miranda do Norte, Delegacia de Vargem Grande e da 2ª Delegacia Regional de Itapecuru-Mirim.

Justiça determina 72h para que distribuidoras expliquem aumento do combustível no MA


Justiça do Maranhão determinou que distribuidoras de combustíveis citadas em uma Ação Civil Pública movida pelo Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) se manifestem, no prazo de 72 horas, sobre a denúncia de aumento considerado abusivo nos preços da gasolina e do óleo diesel no estado.

O processo tramita na Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís. Além da manifestação sobre o pedido de urgência, as empresas também devem apresentar contestação no prazo de 15 dias.

De acordo com a ação apresentada pelo Procon/MA, diversas distribuidoras teriam promovido aumentos imediatos e preventivos nos preços dos combustíveis, justificando os reajustes por possíveis instabilidades geopolíticas internacionais. No entanto, segundo o órgão, os aumentos teriam ocorrido antes mesmo de qualquer reajuste oficial nas refinarias nacionais ou de comprovação de elevação nos custos de aquisição pelas distribuidoras.

“Estamos atentos a qualquer prática que possa prejudicar o consumidor. Não é aceitável que aumentos sejam repassados à população sem a devida comprovação de custos ou antes de reajustes oficiais. Nosso objetivo com essa ação é garantir transparência na formação dos preços e proteger o bolso do consumidor maranhense”, afirma o presidente em exercício do Procon/MA, Ricardo Cruz.

Inmet emite três alertas de chuvas intensas para o Maranhão

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (2) três alertas de chuvas intensas para o Maranhão, classificados como Perigo Potencial (amarelo), Perigo (laranja) e Grande Perigo (vermelho). Os avisos são válidos até às 23h59 de hoje e abrangem diferentes regiões do estado.

Grande perigo em 37 municípios

Entre os alertas, o de Grande Perigo chama atenção por atingir 37 municípios das regiões Leste, Sul e Norte do Maranhão. A Grande São Luís não está incluída na lista de áreas afetadas.

Segundo o Inmet, a previsão é de chuva superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia, o que representa risco elevado de:

Alagamentos

Transbordamento de rios

Deslizamentos de encostas

Esses impactos são mais prováveis em cidades com áreas de risco e infraestrutura vulnerável.

Classificação dos alertas

Amarelo (Perigo Potencial): possibilidade de chuvas intensas, mas com menor risco imediato.

Laranja (Perigo): chuvas fortes com risco moderado de danos.

Vermelho (Grande Perigo): chuvas extremas com alto risco de desastres naturais.

Alerta vermelho

O Inmet um aviso de grande perigo para acumulado de chuva abrangendo 37 municípios das regiões Leste, Sul e Norte do Maranhão (veja a lista abaixo). A Grande São Luís não está entre as áreas afetadas.

Segundo o órgão, a previsão é de chuva superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia. Por isso, há grande risco de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas, principalmente em cidades com áreas de risco.

Orientações:

O Inmet orienta que a população desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Também é importante observar qualquer alteração em encostas e permanecer em local abrigado.
Em caso de inundação ou situação semelhante, a recomendação é proteger objetos e documentos, colocando-os em sacos plásticos para evitar contato com a água.
Para mais informações, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Alerta laranja

O alerta laranja indica perigo para chuvas intensas e abrange todas regiões do Maranhão. A previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, além de ventos fortes, com velocidade entre 60 e 100 km/h.

De acordo com o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Orientações:

Em caso de rajadas de vento, a recomendação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e de raios. Também é importante não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Para mais informações, a população pode procurar a Defesa Civil, pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.
Alerta amarelo

O alerta amarelo, que tem grau de severidade de perigo potencial, abrange todas regiões do Maranhão. Segundo o Inmet, a previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros ao longo do dia. Também são esperados ventos intensos, com velocidade entre 40 e 60 km/h.

Ainda de acordo com o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Recomendações:

Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e de descargas elétricas. Também não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
A população deve evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Para mais informações, é possível entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 e com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Defesa Civil do MA vai emitir alertas para pessoas em áreas de risco

A Defesa Civil Estadual informou que vai emitir alertas por meio de mensagens de texto enviadas aos celulares de pessoas que vivem em áreas de risco no Maranhão. A medida foi adotada devido ao volume de chuvas.

O alerta é enviado por SMS e traz informações sobre os riscos de desastres naturais provocados pelas chuvas. A Defesa Civil reforça que, em caso de perigo, a população deve se abrigar em um local seguro e evitar circular por áreas de risco.

PM prende homem que matou cadete do Corpo de Bombeiros; acusado confessa crime

Foi preso no início da noite deste domingo (4) o homem suspeito de assassinar o cadete do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão André Guilherme Silva Lemos, de 26 anos. O crime ocorreu na tarde de sábado (3), enquanto a vítima cortava o cabelo em uma barbearia no município de Caxias.

O suspeito foi identificado como Juan Pablo Neves Sales e acabou capturado por uma equipe do 2º Batalhão da Polícia Militar no povoado Dezessete, na cidade de Codó. A prisão foi confirmada pelo secretário de Estado da Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, por meio das redes sociais.

Durante a abordagem, Juan Pablo confessou o homicídio e afirmou, em depoimento preliminar à Polícia Militar, que não conhecia o cadete. Segundo o suspeito, o crime teria sido motivado por uma discussão ocorrida dentro da barbearia, após ele alegar ter sido ofendido verbalmente pela vítima.

Após a prisão, o homem foi encaminhado ao Plantão da 17ª Delegacia Regional de Caxias, onde foi autuado em flagrante pelo crime de homicídio.

De acordo com informações da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão, o autor do crime chegou ao local em uma motocicleta, entrou na barbearia e efetuou disparos de arma de fogo contra o cadete, que morreu ainda no local.

O assassinato de André Guilherme Silva Lemos foi comunicado oficialmente pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, que divulgou nota de pesar lamentando a morte do cadete e prestando solidariedade aos familiares, amigos e colegas de farda.

Gasolina e diesel sobem no Maranhão com novo ICMS para 2026

O aumento do ICMS sobre gasolina, diesel e gás de cozinha passou a valer em todo o país a partir da última quinta-feira (1º) e já começou a impactar os preços dos combustíveis no Maranhão. O reajuste foi aprovado em setembro do ano passado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne representantes dos estados e do governo federal.

Com a mudança, os valores do imposto estadual por produto no Brasil ficaram definidos da seguinte forma:

  • Gasolina: aumento de R$ 0,10 por litro, passando para R$ 1,57;
  • Diesel: aumento de R$ 0,05 por litro, chegando a R$ 1,17;
  • Gás de cozinha: reajuste de R$ 1,05 por botijão.

Preços no Maranhão

De acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), referentes à semana de 21 a 27 de dezembro de 2025, os preços médios no Maranhão eram:

  • Gasolina comum: R$ 5,90 por litro;
  • Óleo diesel: R$ 6,17 por litro.

Com o novo patamar do ICMS, a expectativa do setor é de repasse gradual do aumento ao consumidor final, o que pode pressionar ainda mais o custo do transporte e da logística no estado.

Segundo reajuste consecutivo

Este é o segundo ano seguido de aumento do ICMS sobre combustíveis no Brasil. Em fevereiro de 2025, os estados já haviam promovido outro reajuste. Segundo o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), a atualização levou em conta os preços médios mensais dos combustíveis, calculados pela ANP, comparando os períodos de fevereiro a agosto de 2025 com o mesmo intervalo de 2024.

Por serem considerados preços-chave da economia, os combustíveis exercem influência direta sobre diversos setores. A elevação de impostos tende a se espalhar por toda a cadeia produtiva, afetando desde o transporte público até o valor final de alimentos e serviços.

Prefeito e primeira-dama de Turilândia são transferidos para Pedrinhas


O prefeito de Turilândia, Paulo Curió, a primeira-dama Eva Curió, tiveram seus pedidos de habeas corpus negado pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Froz Sobrinho.

Diante da negativa, o casal, assim como os demais presos na Operação Tântalo II, foram transferidos para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, onde estão à disposição do Poder Judiciário.

Os cinco vereadores que eram considerados foragidos, já que não foram localizados no dia da operação, acabaram se apresentando no Dia de Natal na Unidade Prisional de Pinheiro e irão cumprir prisão domiciliar com tornozeleiras eletrônicas, assim como os demais parlamentares presos inicialmente. Vale destacar que o Ministério Público afirma que todos os vereadores fazem parte da organização criminosa.

Os investigados são suspeitos de integrar uma organização criminosa responsável por desviar mais de R$ 56 milhões dos cofres públicos de Turilândia. O Ministério Público do Maranhão (MPMA) aponta que o grupo atuava de forma hierarquizada, envolvendo gestores, empresários, servidores e vereadores.