O Maranhão está entre os estados brasileiros com os menores índices de conectividade. Para mudar essa realidade, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e o governador do Maranhão, Carlos Brandão, discutiram, nesta quinta-feira (10), um pacote de ações para levar internet de qualidade à população da região.
“O Ministério das Comunicações vem trabalhando de forma transversal com outras Pastas do Governo Federal e com os governos estaduais para que as políticas públicas possam mudar a vida da população. O presidente Lula nos deu a missão de promover a inclusão digital de todos os brasileiros e estamos realizando investimentos expressivos com enorme progresso em relação a essa meta”, destacou Juscelino Filho.
Com a conectividade na velocidade adequada, professores de escolas públicas poderão apresentar em sala de aula conteúdos pedagógicos de qualidade; as Unidades Básicas de Saúde (UBS) terão acesso a prontuários digitais e, até mesmo, a oportunidade de ofertar a telemedicina aos pacientes. Outros equipamentos públicos como delegacias e até praças serão conectados.
MARANHÃO – Dentre as ações do MCom apresentadas ao governo do Maranhão está a possibilidade de implementar uma infraestrutura de comunicação e de rede metropolitana de alta capacidade para atendimento aos municípios do estado. “Nós vamos conectar o Maranhão aos Programas Nordeste e Norte Conectado, promovendo a integração nacional das redes”, acrescentou o ministro.
O governador Carlos Brandão frisou que o Maranhão está muito atrasado em relação a conectividade. “Sabemos da importância em resolver essa situação. Estamos vivendo um dos melhores momentos da política, ao podermos trabalhar juntamente com o Governo Federal em prol da população do nosso estado”, ressaltou.
CUJUPE E PONTA DA ESPERA – O ministro das Juscelino Filho anunciou que, em breve, ele e o governador Brandão darão a ordem de serviço para a construção de duas torres de telefonia móvel, uma no terminal da Ponta da Espera, em São Luís, e outra no do Cujupe, em Alcântara. As estruturas serão implantadas pela operadora TIM.
“Também vamos instalar Pontos de Inclusão Digital nos dois terminais, por meio do programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, para que os usuários tenham acesso gratuito a serviços digitais”, frisou Juscelino. MCom e Governo do Maranhã também estudam formas de disponibilizar acesso à rede nas embarcações que fazem a travessia com a instalação de antenas de internet via satélite.