Três pré-candidatos já têm convenções marcadas em São Luís

Com a proximidade da data permitida pela Justiça Eleitoral para a realização de convenções partidárias nas eleições de 2024, três pré-candidatos a prefeito de São Luís anteciparam-se e já marcaram seus atos oficiais de lançamento de candidaturas.

Esse tipo de evento pode ser feito entre os dias 20 de julho e 5 de agosto.

Nesta quarta-feira (10), o PSD definiu o dia 25 de julho como data para oficializar a candidatura à reeleição do prefeito, Eduardo Braide. A convenção do partido ocorrerá  no Auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa do Maranhão, provavelmente com a presença do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab.

Já a convenção do PSB, ocorrerá muito provavelmente no Ginásio Castelinho, no dia 21 de julho.

O Partido Novo, por sua vez, realizará seu ato no dia 4 de agosto, quando será confirmada a candidatura do deputado estadual Wellington do Curso. A sigla ainda não anunciou o local.

A convenção poderá ser feita de forma presencial, virtual ou híbrida. Nela, serão selecionados os candidatos e candidatas para concorrer aos cargos de prefeito e vereador.

Não são permitidas candidaturas avulsas, aquelas sem filiação partidária ou sem escolha em convenção. Quanto à decisão sobre as coligações, os partidos políticos e as federações seguem permitidos a celebrá-las apenas para eleições majoritárias, ou seja: para a disputa nas chapas para o cargo de prefeito.

O modelo já foi utilizado na eleição de 2022, quando eram permitidas coligações apenas nas chapas de presidente da República, governador e senador.

Fonte: Imirante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *