Maranhão está na lista dos 12 estados que reduziram gastos com pessoal

O Maranhão é um dos 12 estados que diminui a despesa com pessoal, em 2020. Ainda nesta lista, o Distrito Federal. A informação é do Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais de 2020, da Secretaria do Tesouro Nacional. Ainda assim, o total desses gastos teve aumento de 3,4%, ou R$ 14,9 bilhões, de 2019 para 2020.

Segundo o órgão, apesar do aumento dos gastos com pessoal, houve uma redução no ritmo em comparação ao 5,2% (R$ 21,7 bilhões) de crescimento de 2018 para 2019. O resultado também é menor do que a inflação do período, que fechou em alta de 4,52%.

A desaceleração se deve, segundo o Tesouro Nacional, às restrições de atos que provoquem aumento da despesa com pessoal até o fim de 2021, instituídas na Lei Complementar nº 173, de 2020. A medida foi adotada em contrapartida à ajuda financeira do governo federal a estados, municípios e o Distrito Federal para o combate aos efeitos da pandemia da covid-19.

Para o órgão, a reforma da Previdência também impactou no ritmo de crescimento das despesas, já que adiou parte das aposentadorias.

O Tesouro alerta que, como os efeitos dessas restrições terminam ao final deste ano, haverá maior liberdade dos entes federativos em aumentar seus gastos com pessoal, gerando incertezas quanto à trajetória de redução dos gastos.

Os demais estados que conseguiram reduzir o gasto real com pessoal foram Goiás, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe, Distrito Federal, Mato Grosso, Ceará, Bahia, Pernambuco, Paraná e Piauí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *