Maranhão prossegue avaliações do ensino na rede pública

Nesta quarta-feira (1º), estudantes maranhenses do 2º ano do Ensino Fundamental49 farão as provas do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama). São alunos de 2.100 escolas, que serão avaliados na disciplina de Língua Portuguesa. Em entrevista ao programa Bora MA, da Band, apresentado por Gil Souza e exibido na terça-feira (31), o titular da Seduc, Felipe Camarão, tratou do sistema.

O Seama é um sistema de avaliação implantado pelo Governo do Maranhão, sob coordenação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que testa estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio.

“O objetivo do Seama é fornecer subsídios necessários para que as escolas públicas, tanto da rede estadual, quanto municipal, possam redirecionar seus projetos e ações pedagógicas. A finalidade é que esta avaliação venha garantir maior eficácia das intervenções escolares no processo de ensino e aprendizagem”, explicou Felipe Camarão.

Estudantes do Ensino Fundamental de 2.568 unidades de ensino, e da 3ª série do Ensino Médio matriculados em 737 escolas da rede estadual fecham a série de avaliações na quinta-feira (2), com a aplicação das provas de Matemática. As provas terão 44 questões, sendo 22 de Língua Portuguesa e outras 22 para Matemática. Os estudantes do Ensino Médio respondem 52 questões, metade de Língua Portuguesa e outra metade de Matemática.

“Por essa avaliação, o Governo terá uma base para aplicação de políticas públicas na educação, melhoramento do que já está em vigor e planejamento de novas medidas. Avaliar é importante para que possamos mensurar os resultados do que vem sendo aplicado nas escolas e trabalhar para sempre melhorar a qualidade do ensino na rede pública do Maranhão”, destaca Felipe Camarão.

Avaliação

São cerca de 325 mil estudantes mobilizados para as provas. Destes, 87,5 mil são da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual e 238 mil são das redes municipais. Serão aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática, com foco em interpretação e resolução de problemas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *