Rússia atinge novamente Kharkiv e diz ter tomado cidade ucraniana

Fortes ofensivas russas em território ucraniano marcam o sétimo dia da guerra, nesta quarta-feira (2). Um dos principais alvos das tropas do presidente Vladimir Putin continua sendo Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, que sofre com ofensivas pesadas desde o fim de semana.

Paraquedistas russos pousaram em Kharkiv na madrugada desta quarta, informaram o exército ucraniano. Pelo menos dois prédios pegaram fogo e parte de um deles desabou.

Tropas russas também se aproximam da capital Kiev, disse o prefeito Vitali Klitschko em um vídeo publicado no Facebook. Ele afirmou que uma igreja foi atingida e combates foram registrados em cidades próximos. O prefeito falou que as autoridades defenderão a capital e pediu à população ucraniana que “não percam a resistência”.

Tomada

O Ministério da Defesa da Rússia disse ter tomado o controle da cidade de Kherson, ao sul da Ucrânia, também nesta quarta-feira. Autoridades ucranianas admitem o cerco, mas negam o controle. “As divisões russas das Forças Armadas tomaram o controle total do centro regional de Kherson”, falou o porta-voz do ministério da Defesa, Igor Konashenkov.

Kherson tem mais de 250 mil habitantes e fica ao norte da Crimeia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *