O Maranhão vem apresentando relevante crescimento na geração de emprego. O estado contabilizou 40,6 mil vagas abertas em 2021, segundo levantamento do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc). O saldo positivo é resultado da firme atuação de Jowberth Alves, durante gestão na Secretaria de Estado de Trabalho e Economia Solidária (Setres).
“É reflexo de todos os esforços e compromisso da gestão, que se pautou em superar as dificuldades da crise de saúde e econômica que o país vive. Com iniciativas de estímulo e promoção ao trabalho e da renda para as famílias. Executamos uma série de projetos, com fins a manter a condição de renda e contribuir para o saldo positivo de empregabilidade no Maranhão”, frisou Jowberth Alves.
O conjunto de medidas se estende à promoção de capacitações para formar as comunidades e garantir condições de concorrer ao emprego; ações que potencializaram as produções, auxiliando famílias agricultoras; formação para grupos de mulheres e quilombolas; além de investimentos em pequenos negócios na zona rural, estimulando o empreendedorismo.
“As iniciativas precisam chegar direto às comunidades produtoras, aos trabalhadores e trabalhadoras do campo e aos grupos da economia solidária. Isso faz com que a economia continue crescendo e aquecendo vários setores responsáveis pela geração de emprego. E foi o que proporcionamos ao longo da gestão à frente da Setres”, enfatizou Jowberth.