Secretário de Segurança destaca redução de crimes e ações de combate no Maranhão

O secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Sílvio Leite, destacou a redução dos homicídios, em São Luís e outros municípios. Uma redução significativa no mês de janeiro deste ano, em comparação com o mesmo mês dos últimos 10 anos, a maior que já ocorreu na Grande Ilha, ressaltou o gestor. Ele atribuiu o resultado aos investimentos no sistema, feitos pelo Governo do Estado. O secretário também pontuou queda nos assaltos a coletivos e no tráfico de drogas, além de operações direcionadas para controle da criminalidade.

A queda nos homicídios alcança os municípios da Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e a capital, São Luís. É fruto dos investimentos da gestão estadual no setor, na tecnologia, infraestrutura, efetivo e capacitação continuada. “O governo Carlos Brandão tem investido maciçamente na segurança pública. Tivemos a criação de batalhões, só de abril ao ano passado para cá, foram três de motopatrulhamento tático, sendo o primeiro implantado na Grande Ilha, o que tem permitido maior mobilidade e êxito dos policiais nas ações”, frisou.

Sílvio Leite citou o trabalho das superintendências especializadas, que vêm garantindo investigações específicas de crimes como os homicídios e o tráfico de drogas. “Essa atuação direcionada tem reduzido estas ocorrências e impactado também na diminuição de outras criminalidades, como os assaltos, por exemplo”, reiterou. Ele destacou ainda, investimentos em outras áreas de grande impacto para a redução da violência, como a educação com construção de escolas dignas, e segurança alimentar, com a implantação da rede de Restaurante Popular.

Combate a assaltos a banco

Para controle dos assaltos a banco, a Operação Maranhão, que consiste em 16 pontos estratégicos com atuação de efetivo policial especializado, trabalhando de forma integrada – Polícia Militar, Polícia Civil e Força Estadual de Segurança Pública.

“Se compararmos os assaltos ocorridos em 2021 e 2022, também tivemos uma redução. Já chegamos a ter, em média, 40 ocorrências desta criminalidade e agora, registramos apenas oito, em vias de regra, a carro forte e em BR, onde a atuação não é da polícia estadual, mas da Polícia Federal. Tão logo governador Brandão assumiu o governo, ele nomeou efetivo. Foram incorporados ao sistema mais delegados, investigadores, escrivães, ou seja, investindo em pessoal, o que tem proporcionado esta queda nestas ocorrências”, explicou Sílvio Leite.

Operação Carnaval

Sílvio Leite pontuou o plano prévio de operação da Segurança Pública, já em curso desde o mês de janeiro, quando iniciou a agenda de pré-Carnaval. “Nossas polícias estão a postos e à disposição da sociedade para combate de crimes contra as mulheres, e em geral. Estamos com viaturas, grupamentos e policiais nos pontos de programação para garantir um carnaval seguro aos maranhenses”, afirmou. Ele acrescentou ainda que,  “há um aparato destacado para garantia da tranquilidade dos milhares de brincantes no Estado, neste período carnavalesco”.

Investigações

O secretário também falou sobre o caso de homicídio ocorrido em São Luís, envolvendo um policial militar que irá responder processo administrativo e criminal. “Meus sentimentos à família que perdeu seu ente e dizer que, nenhum policial vai às ruas sem a devida formação.Há regras e existem as exceções, portanto, o policial será responsabilizado pelo seu ato”, afirmou.

Pontuando os recentes casos de violência contra indígenas no Estado, o titular da SSP-MA disse que a secretaria, por meio da atuação da Polícia Civil, presta todo o apoio às investigações que vêm sendo conduzidas pela Polícia Federal; e da mesma forma, nos casos de violência contra mulheres, agindo em conjunto com a Secretaria de Estado da Mulher (Semu).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *