Brandão ainda não definiu substituto de Othelino em pasta em Brasília

O governador Carlos Brandão (PSB) ainda não definiu quem será o substituto do deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) na pasta de Representação Institucional do Maranhão em Brasília.

O posto funciona como uma espécie de articulação do Executivo Estadual com o Governo Federal e bancada maranhense na Câmara e no Senado, no Distrito Federal.

“Vamos decidir mais na frente”, disse o governador, quando perguntado sobre quem será o substituto.

Saída

Othelino comunicou Brandão de sua saída da pasta na semana passada. Na quinta-feira, em contato com o Imirante, ele afirmou que já estava em pleno exercício de mandato na Assembleia Legislativa.

A justificativa, segundo Othelino, foi realizar a indicação de emendas ao Orçamento 2024 e a decisão em família de voltar a residir em São Luís. A esposa de Othelino, Ana Paula Lobato (PSB), atua como senadora da República.

Com o retorno de Othelino Neto ao mandato no Legislativo Estadual, quem deixa a Casa é o suplente, deputado Zé Inácio (PT), que exercia a função desde o início da atual legislatura. O PT também deixa de ter representatividade no Parlamento, uma vez que Zé Inácio era o único no Plenário filiado à legenda.

Othelino Neto não precisa tomar posse no mandato de deputado, uma vez que ele foi empossado e fez o juramento no dia 1º de fevereiro deste ano. A atuação do parlamentar neste retorno à Casa, portanto, ocorrerá de forma automática, sem a necessidade de solenidades formais.

O parlamentar tem a prerrogativa de estruturar todo o seu gabinete e iniciar a atividade legislativa de imediato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *