Com decisão de Brandão, corrida eleitoral em São Luís ganha força

O governador Carlos Brandão (PSB), ao declarar apoio ao deputado Duarte Júnior (PSB) para sua futura candidatura a prefeito de São Luís , deu mais um passo na corrida eleitoral na capital e esquenta o cenário político. Qualquer candidato precisa cumprir etapas para se consolidar para uma disputa eleitoral.

Os dois principais candidatos até o momento (Eduardo Braide e Duarte Júnior) conseguiram passar da primeira etapa que é ter um partido. Ambos, muito cedo, conseguiram se consolidar e serem prioridade de suas legendas nas eleições do ano que vem.

Tanto Carlos Siqueira quanto Gilberto Kassab já disseram que as duas candidaturas são prioridades para suas respectivas legendas.

A segunda etapa a ser cumprida é junto a classe política. Isto, por enquanto, Duarte Júnior leva vantagem com o movimento de Brandão. Ao declarar apoio ao socialista, o governador desencadeou outras declarações de lideranças de seu grupo.

Paulo Victor (PSDB), presidente da Câmara de São Luís, a senadora Eliziane Gama (PSD), Adriano Sarney (PV), presidente da MOB, o vice-governador Felipe Camarão (PT) e o deputado federal Rubens Júnior (PT) são os exemplos. Todos correram para as redes para anunciar que estão juntos com Brandão e Duarte no pleito de 2024.

E mais apoios virão porque existe a previsão de uma “filiação em massa” (como Carlos Brandão disse ao presidente Siqueira) de vereadores no PSB.

Já o prefeito Eduardo Braide ainda terá que correr em busca de apoio. Por enquanto, ele tem o seu forte PSD, sonha com o MDB e deverá ter o apoio do Republicanos e do pequeno PMN, partido pelo qual ele se elegeu.

Unindo estas etapas e garantindo a viabilidade da candidatura, os postulantes precisarão depois conquistar a confiança do eleitor durante a campanha.

Sem posição ideológica

E nesta corrida pela Prefeitura de São Luís, tanto Eduardo Braide quanto Duarte Júnior não correrão para o discurso ideológico.

Eles buscarão se afastar. No caso de Braide, ele não quer ser o candidato da direita até porque este campo político é mais fraco na capital.

Já Duarte, apesar de saber que terá o apoio em massa do grupo do presidente Lula, deve fechar a aliança com o PL também, partido ligado à direita no Brasil. Se ele focar no discurso ideológico, cairá em contradição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *