Othelino Neto tentou presidência do PSB, mas Brandão ganhou de novo

Está prevista para esta terça-feira, 26, a posse oficial do governador Carlos Brandão na presidência estadual do PSB. O evento ocorrerá em Brasília com a presença do ministro da Justiça, Flávio Dino, ainda nos quadros socialistas.

Mas esta nova função de Brandão não foi algo tranquilo de se consolidar. O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) tentou, por meio da esposa, a senadora Ana Paula Lobato, ficar com o comando do PSB a todo custo.

Ana Paula disse ao presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, que se Brandão assumisse a presidência estadual da sigla, ela deixaria o partido. E vai deixar mesmo. Como a lei da fidelidade partidária não a atinge, a senadora já busca outro rumo partidário para 2024.

A postura dela se deve a divergência do marido com o governador. Othelino Neto não superou ainda o fato de Brandão ter interferido na eleição para presidente da Assembleia Legislativa preterindo o nome dele em favor da deputada Iracema Vale (PSB).

Para além da disputa pelo comando da Assembleia, as divergências de Brandão e Othelino datam de 2020 quando um “deserte-se” deu o tom na campanha de segundo turno da eleição em São Luís. Na época, Othelino junto com o senador Weverton Rocha (PDT) decidiram rachar a base aliada de Flávio Dino e apoiar o atual prefeito, Eduardo Braide (PSD), e não o candidato do grupo, Duarte Júnior (PSB).

O fato é que Othelino Neto perdeu mais uma para Carlos Brandão. Claro que muitos falam que a movimentação da senadora Ana Paula foi mais para justificar sua saída do partido sem que houvesse desgaste para ela.

Brandão assume o PSB e leva consigo, pelo menos, oito vereadores de São Luís e o declarado apoio à candidatura de Duarte Júnior a prefeito de São Luís em 2024.

Destino

O destino partidário de Ana Paula Lobato deve ser o PSD. Ela e o deputado Othelino Neto negociam a entrada dela na legenda.

A senadora quer ocupar o espaço do ex-deputado Edilázio Júnior, que perderá a presidência estadual do PSD em 2024.

Se confirmada a estratégia de Ana Paula e Othelino Neto, quem fica desambientada é a senadora Eliziane Gama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *