Flávio Dino é homenageado na Assembleia Legislativa do Maranhão

“Estou encerrando a página política. E isso me entristece. Mas não estou deixando o Maranhão”, afirmou Flávio Dino que foi homenageado em sessão solene, realizada na tarde desta sexta-feira (02), na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Muito concorrida, a solenidade contou com a presença de autoridades dos três poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário). O objetivo da homenagem foi destacar os 18 anos de trajetória política de Flávio Dino no Maranhão, a passagem do Senador Flávio Dino pelo Ministério da Justiça e a nomeação dele para o Supremo Tribunal Federal (STF).

“A minha origem política está na Assembleia Legislativa. Meu saudoso e querido pai, Sálvio Dino, foi deputado estadual. Em razão desses laços afetivos, eu sempre compareço a esta Casa com muito carinho e gratidão. Abraço fraternalmente todos os líderes políticos, e por intermédio da imprensa maranhense, também, toda a população”, disse Dino.

Ele completou dizendo que sair da política o ‘entristece. Mas deixar a política maranhense, não significa deixar o Maranhão’.

“Continuo a ser maranhense de nascimento, de vida e aqui está toda a minha trajetória. Continuo a ser um defensor da cultura e do povo do Maranhão. Onde eu estiver, a bandeira do Maranhão estará comigo”, afirmou.

A solenidade teve origem em um pedido dos deputados: Rodrigo Lago (PCdoB), Othelino Neto (PCdoB), Júlio Mendonça (PCdoB), Leandro Bello (Podemos) e Carlos Lula (PSB),

“A trajetória de Flávio Dino merece todas as nossas homenagens. Grande líder político. E que agora segue para fazer uma mudança histórica de papel político-institucional, deixando um grande legado para o Maranhão e para o Brasil”, disse o deputado Rodrigo Lago.

O deputado Carlos Lula (PSB) que foi secretário de Saúde na Gestão de Flávio Dino, enquanto Governador do Maranhão, também agradeceu.

“Essa é uma homenagem necessária por tudo o que ele fez pelo nosso Estado. Precisamos agradecer, deixar esse abraço de gratidão e desejar boa sorte e mais conquistas ao nosso amigo, Flávio Dino, nessa nova caminhada na mais alta suprema corte do nosso país”, disse Carlos Lula.

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, também ressaltou a importância desse momento para a Casa Parlamentar.

“É uma honra realizar essa justa homenagem ao Senador Flávio Dino. Estamos muitos felizes com a participação de todos os políticos, do nosso governador Carlos Brandão, e de todos os deputados e outros líderes de diversas esferas da sociedade presentes nesta sessão ”, disse.

Antes da homenagem, em entrevista coletiva, Flávio Dino fez um balanço sobre o seu comando no Ministério da Justiça.

“Conseguimos colher, em 2023, resultados muitos expressivos. O menor número de homicídios e crimes letais dos últimos 14 anos. Destaco a redução de roubos a veículos, cargas e bancos, e aumento de apreensão de armas ilegais e também o aumento de prisões”, disse Dino.

Ele  também comentou sobre os cinco Projetos de Lei que protocolou no Senado Federal, nesta semana. Dino apresentou um projeto de lei para proibir a instalação de acampamentos nas portas de quartéis e áreas militares, além de projeto para o uso do Fundo Nacional de Segurança Pública para premiar policiais e outras propostas.

Flávio Dino vai permanecer como senador da República até o dia 21 de fevereiro. Já no dia 22 de fevereiro, ele toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Quem assume a vaga no Senado é a suplente de Flávio Dino, Ana Paula Lobato.

TRAJETÓRIA FLÁVIO DINO

Flávio Dino foi juiz federal do TRF-1, deputado federal, presidente da Embratur, Governador do Maranhão por dois mandatos. Em 2022, elegeu-se senador. Mas logo em seguida, foi nomeado por Lula para comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública.  Na quinta-feira (01/02), foi publicada nomeação dele como ministro do STF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *