Brasil cortou 93% da verba para pesquisa sobre clima

Levantamento da BBC News Brasil mostra corte de 93% em pesquisas sobre mudanças climáticas no país. O governo do presidente Jair Bolsonaro promoveu a redução, ao longo dos seus três primeiros anos de mandato. Investimentos nessa área chegaram a R$ 31,1 milhões e na gestão Bolsonaro, os gastos foram de apenas R$ 2,1 milhões. A BBC se baseou em dados do Sistema Integrado de Orçamento do Governo Federal (Siop), de 2016 a 2018.

Pressionado por altas taxas de desmatamento nos últimos anos, o governo Bolsonaro participa da COP-26, Conferência do Clima da ONU, que acontece em Glasgow, no Reino Unido. O próprio presidente não viajou para a Escócia. Um dos principais objetivos da delegação brasileira é convencer a comunidade internacional do seu compromisso com a agenda ambiental.

Na terça-feira (2), representantes de mais de cem países, entre eles, o Brasil, assinaram acordo para proteção de florestas que tem como meta zerar o desmatamento no mundo até 2030. O Brasil também aumentou a meta de redução de gases poluentes de 43% para 50% até 2030 e se comprometeu em antecipar a meta de zerar o desmatamento ilegal de 2030 para 2028.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.