Oficialmente, a partir de hoje, terça-feira (16), os candidatos nas eleições deste ano já podem fazer campanha, segundo determina o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os nove postulantes ao governo do Estado estão com agenda em andamento, que inclui visitas a comunidades, reuniões com liderança e equipe de campanha, além de caminhadas e adesivaços.
O governador Carlos Brandão (PSB) fará carreata em Amarante e em Imperatriz. O ex-prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior (PSD), gravará programa eleitoral e reunirá com a equipe de campanha. O engenheiro florestal, Enilton Rodrigues, do PSOL, fará ação na Rua Grande, Praça Deodoro e Terminal da Praia Grande durante o dia e à noite, reúne-se com a coordenação de sua campanha.
O médico e ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (PSC), reunirá com movimento jovem no comitê, no bairro Areinha, à tarde estará com a coordenação de sua campanha e à noite, conversa com apoiadores na Vila Janaína.
A agenda do empresário Simplício Araújo (Solidariedade) inclui encontro com equipe de campanha; sabatina em tv local; reunião com com membros do Conselho dos Profissionais de Educação Física, no Castelinho; e visita ao centro de comércio do bairro Coroadinho. O senador Weverton Rocha (PDT) terá agenda em Imperatriz onde participa de entrevista coletiva, e em São Luís, com uma coletiva e caminhada na Rua Grande.
O servidor público municipal, Frankle Costa (PCB) grava programa e reúne com o Comitê do Poder Popular, em Imperatriz. O professor Hertz Dias (PSTU) terá entrevista em emissora de tv e participa de ato político no auditório do curso de História, na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O professor Joás Moraes (Democracia Cristã) reúne com equipe de campanha em Imperatriz e com os coordenadores no sul do Maranhão.
Ações
Durante a campanha, os candidatos podem fazer propaganda em televisão, rádio, internet, usar alto-falantes, realizar eventos, caminhadas, carreatas ou passeatas, podem anunciar suas propostas diretamente ao eleitor. Podem ainda, pedir votos, divulgar seu número nas urnas e distribuir panfletos.