Podemos não vai liberar deputado para filiar em outro partido

Os planos do deputado Leandro Bello de deixar o Podemos e se filiar ao PT não poderão ser consolidados até abrir a janela partidária para ele em 2026. O parlamentar corre o risco de perder o mandato se deixar sua legenda atual já que direção nacional tem resolução determinando o nenhum deputado ou vereador pode ser liberado para se filiar a outra sigla.

À coluna, o presidente estadual do Podemos, deputado federal Fábio Macedo, disse que não chegou a conversar com Bello sobre a possibilidade de ele deixar o partido. E completou afirmando que “de forma alguma” libera o deputado estadual para deixar a legenda.

Leandro Bello, ao que parece, primeiro decidiu garantir o espaço no Partido dos Trabalhadores. Ele conversou com a direção estadual que colocou a possibilidade para apreciação. O nome do parlamentar foi aceito pela maioria dos petistas, que aguardam somente Bello ter a anuência do Podemos para poder se filiar.

Talvez Leandro Bello fez isto acreditando que pelo Podemos incorporar o PSC, ele teria a justa causa para deixar o partido. No entanto, a resolução do TSE nº 22885/2008 diz que “a justa causa prevista neste dispositivo atinge apenas o parlamentar filiado ao partido político incorporado”.

O fato é que ele deverá permanecer no partido assim como teve que continuar filiado o vereador Marcial Lima, que vai para o PSDB, mas terá que esperar a janela partidária em 2024 para entrar no ninho tucano.

Fonte: Imirante

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *