Saúde é destaque nos 100 dias de gestão da prefeitura de São José de Ribamar

Os 100 primeiros dias da nova gestão da prefeitura de São José de Ribamar foram de muito trabalho, principalmente na área da saúde. Destaque para a reestruturação do Hospital e Maternidade do município, além das estratégias e ações realizadas para combate à Covid-19.

Uma das principais medidas foi a descentralização da campanha de vacinação, para atender o máximo de pessoas possível. Dessa forma, as doses estão sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Liceu Ribamarense e Pátio Norte Shopping.

Profissionais de saúde formaram o primeiro grupo a ser imunizado. Até o dia 30 de março, o município esteve acima da meta estipulada pelo Governo. Das 10.953 doses recebidas, 8.165 foram aplicadas – representando 73,8% do total recebido. Comunidades quilombolas também foram incluídas no público alvo.

Outra campanha de vacinação que começou a todo vapor foi contra a Influenza. Além da vacinação, a gestão se preocupou com o Hospital e Maternidade do município, que receb adequações dos processos de trabalho e reparos técnicos estruturais. Entre estes, o conserto do aparelho de ultrassom, que não funcionava há um ano. A ala da Covid-19 também foi estruturada com nove leitos exclusivos.

A prefeitura reativou a distribuição de fraldas para crianças, adultos e idosos, o recadastramento para o programa Mais Médicos, implantou o Núcleo de Educação Permanente, elaborou o Plano de Gerenciamento de Resíduos e o Processo de Qualificação da SAMU para implementação de serviços. A Semus também trabalha firme no monitoramento e combate ao mosquito Aedes aegypti, que é responsável pela Dengue,  Chikungunya e Zika, além da febre amarela.

Combate à Dengue

Em seu primeiro levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti, a cidade obteve resultado 1,7% médio risco alerta. Como resposta, a prefeitura providenciou nebulização espacial (fumacê), alcançando 10 bairros com maior índice de infestação. A prefeitura intensificou as ações de combate ao mosquito, com visitas em prédios públicos, empresas e locais de grande circulação de pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *