MA: Polícia Federal investiga extração de madeira em terras indígenas

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (3), operação batizada de ‘Pterodon’, que visa o cumprimento de 22 mandados de busca e apreensão e sete mandados de suspensão da atividade econômica no município de Barra do Corda, no Maranhão, onde foram registrados diversos crimes de extração ilegal de madeira da Terra Indígena Cana Brava.

A extração ilegal de madeira na região traz como consequência diversos conflitos com os indígenas, que, além de proteger o próprio território, tentam manter o que ainda resta da floresta amazônica na área.

Em Barra do Corda, a tensão é constante e, em 2019, a Força Nacional chegou a ocupar a Terra Indígena Cana Brava para garantir a segurança na região, após o assassinato de dois índios da etnia Guajajara, na BR-226.

Os motivos giram em torno de constantes assaltos na rodovia, ameaças às terras dos indígenas e ainda a construção de torres de energia dentro do território.

Ao todo, 110 policiais federais participam da operação, além de servidores do IBAMA, Corpo de Bombeiros Militar (CBM), ICMBio e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

Extração ilegal

Somente de julho de 2021 a julho deste ano, foram detectados 177 alertas de desmatamento na Terra Indígena Cana Brava, por meio de imagens do satélite Planet (Programa BASIL M.A.I.S).

A conduta de armazenar, beneficiar e comercializar insumos florestais têm incentivado o desmatamento ilegal, a invasão em terras da União e os conflitos com indígenas da região, segundo a Polícia Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *