Rosa Weber é a nova presidente do STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem nova presidência. A ministra Rosa Weber assumiu, nesta segunda-feira (12), o comando do órgão da justiça e deve evitar processos polêmicos até o período da eleição. A cerimônia de posse será às 17 horas.

Situações mais controversas, como as ações que questionam o chamado “orçamento secreto” e o perdão concedido pelo presidente Jair Bolsonaro ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) ficarão fora da pauta das próximas semanas. O presidente do STF é quem define as votações no plenário da casa.

Weber é tida como uma ministra de perfil discreto. Sua solenidade de posse foi mais simples do que as que costumam ocorrer no órgão. Não houve, por exemplo, o tradicional coquetel servido após a cerimônia nem o jantar oferecido por entidades da magistratura.

Ela deve presidir a Suprema Corte por pouco mais de um ano. Isso porque terá de se aposentar até outubro de 2023, quando completa 75 anos de idade.

Será a terceira mulher a ocupar o posto mais alto do Judiciário brasileiro. Antes dela, presidiram a corte as ministras Ellen Gracie, que já se aposentou, e Cármen Lúcia – que esteve a frente do STF de 2016 a 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *