Pesquisa Econométrica mostra Carlos Brandão liderando para governo e Flávio Dino para Senado

O governador Carlos Brandão (PSB) está na frente para a disputa ao Governo do Maranhão, liderando com folga. É o que mostra o Instituto Econométrica/O Imparcial, que divulgou pesquisa de intenções de voto para governo. A pesquisa aponta ainda números para o Senado e o ex-governador Flávio Dino (PSB) se mantém à frente.

Segundo o levantamento para governo, Brandão pontua com 44,6% e o segundo colocado, o senador Weverton Rocha (PDT) aparece com 22,4%.

Seguem Lahesio Bonfim (PSC), um pouco atrás do pedetista, num empate técnico dada a margem de erro, com 20,1% das intenções; Edivaldo Holanda Junior (PSD) pontuou com 3,5%; Simplício Araújo (Solidariedade), 0,3%; Enilton Rodrigues (PSOL), 0,2%; Hertz Dias (PSTU) e Frankie Costa (PCB) têm cada um 0,1% das intenções de voto. Um total de 6,3% do eleitorado declarou que não votará em nenhum dos candidatos, e 2,1% não sabem ou não responderam à pesquisa.

Segundo turno

A Econométrica simulou três cenários para segundo turno ao Governo do Estado. Entre Carlos Brandão e Weverton Rocha, o governador teve 50,2% das intenções de voto contra 31,7% para o senador do PDT. Não souberam ou não responderam contabilizaram 6,4%, os que não votariam em nenhum somaram 11,7%.

Na disputa Brandão e Lahésio, o candidato do PSB venceria com 54,9% das intenções de voto, enquanto o prefeito de São Pedro dos Crentes teria 30,6%. Não votariam em nenhum foram 8,5%, não sabem/não responderam somaram 6%.

Considerando Weverton e Lahesio, o senador venceria com 37,7% das intenções. Lahesio somaria 34,8%. Não votariam em nenhum dos dois candidatos foram 16,5%, não sabem/não responderam são 11%.

Rejeição

No quesito rejeição, Weverton Rocha encabeça a lista com 27,8% de rejeição, seguido por Lahesio Bonfim, com 26,4%. Carlos Brandão é o terceiro mais rejeitado, com índice de 25,7%, seguido do ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr., que é rejeitado por 16,4% dos entrevistados.

Seguem Simplício Araújo, rejeitado por 9,1%, Hertz Dias (8,1%), Enilton Rodrigues (4,7%), Frankie Costa (2,2%) e Prof. Joás Moraes (1,7%). Não votaria em nenhum dos candidatos somaram 4%, e não sabem ou não responderam foram 14,8%.

Senado

Para o Senado, Flávio DIno mantém a liderança pontuando com 55% da preferência dos eleitores. Ele é seguido do candidato à reeleição Roberto Rocha (PTB), com 27% das intenções. Completam a lista o Pastor Ivo Nogueira (DC) com 2,3%, Antônia Cariongo (PSOL) com 0,9% e Saulo Arcangeli (PSTU) com 0,3%. Nenhum deles receberia o voto de 5,4% dos eleitores, e 9% não souberam ou não responderam à pesquisa.

A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 9 de setembro, ouvindo 1.490 pessoas em 55 municípios do Maranhão, incluindo a capital São Luís. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos e o nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MA-06547/2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *