Os eleitores maranhenses enfrentam longas filas nos locais de votação durante as eleições deste domingo (2). Há relatos de pessoas que esperaram mais de duas horas para votar em vários colégios eleitorais de São Luís.
No Centro Educacional Governador Archer, no bairro Filipinho, extensas filas se formaram nos corredores da instituição. Eleitores chegaram até mesmo a chamar a polícia pois, segundo eles, apenas pessoas do grupo prioritário estavam sendo atendidas.
Na escola Bandeira Tribuzzi, no Maiobão, e no Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, na Cohab, também houve grande concentração de eleitores e muitas reclamações pela longa espera. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), haverá distribuição de senhas para quem chegar próximo ao horário de encerramento da votação.
Urnas
Problemas nas urnas eletrônicas também foram registrados em vários colégios eleitorais. No Centro de Ensino Rubem Almeida, localizado no bairro Bequimão, uma urna precisou ser substituída após ratos danificarem a fiação.
‘Santinhos’
O domingo de votação também está sendo marcado pela sujeira nas ruas da capital maranhense. Vários “santinhos” poluem as vias e oferecem perigo para os pedestres, que correm o risco de escorregarem nos papéis. Trabalhadores da limpeza urbana estão a postos recolhendo os santinhos das ruas de São Luís.