Silvana Noely critica a nova gestão da SEMCAS

A vereadora Silvana Noely (Mais Brasil) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, na sessão ordinária desta terça-feira, 28, para criticar a nova gestão da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS). A pasta é comandada pelo secretário Diego Rodrigues desde dezembro de 2022.

A parlamentar iniciou o discurso comentando sobre a exoneração de funcionários comissionados que já trabalhavam na SEMCAS há mais de 8 anos, a maioria como coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Ela esclareceu que as nomeações são de livre escolha da atual gestão municipal, mas criticou a forma como os servidores foram tratados.

“A nomeação e exoneração dos cargos comissionados são do prefeito, ele pode exonerar e nomear quem ele quiser. O que não pode ocorrer é uma falta de respeito com esses servidores. Eles foram exonerados, continuaram trabalhando, sem saber que foram exonerados, e foram comunicados só através do diário oficial”, disse.

Silvana Noely informou que questionou o secretário sobre as exonerações. Diego Rodrigues respondeu que os coordenadores foram exonerados porque não iam trabalhar e não apresentavam um trabalho de excelência.

Segundo a vereadora, a justificativa que o secretário usou para as exonerações está incorreta. Ela acredita que ao longo dos anos os servidores desenvolveram um bom trabalho.

“Quem não conhece o trabalho da servidora Marta Andrade na assistência social? Ela atua há 30 anos e conhece a cidade como a palma da mão. Marta Andrade foi exonerada depois de 30 anos prestando serviços na secretaria de assistência social e ficou sabendo através do diário oficial. Cadê o respeito por essas funcionárias? Cadê o respeito por uma servidora de 65 anos de idade que está há 30 anos prestando serviço? Fica sabendo de sua saída por meio do diário oficial e estando de férias. Nenhum servidor pode ser exonerado estando de férias, e isso aconteceu com a Marta”, frisou.

Ainda em seu discurso, Silvana Noely enfatizou que os servidores que entraram na SEMCAS por meio de um processo seletivo simplificado estão sendo dispensados.

“O que acontece agora nesta atual gestão é que essas pessoas estão sendo dispensadas. Os contratos não foram renovados e outras pessoas não foram colocadas no lugar. Uso como exemplo um abrigo que temos na rua 19, no Cohatrac IV. Lá tem 19 crianças e dois cuidadores por turno, ou seja, demitiram as pessoas sem piedade, sem antes ter alguém para substituí-las. Como é que duas pessoas tomam conta de 19 crianças? Sendo que é preciso dar banho, trocar fralda, dar a alimentação e fazer recreação. Esses funcionários têm dado o sangue. E com certeza trabalham com medo de sofrer qualquer tipo de retaliação”, finalizou a vereadora Silvana Noely.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *