Quatro vereadores de São Luís são alvo do Gaeco

A operação Véu de Maquiavel feita pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) teve como alvo em São Luís quatro vereadores da capital. Foram feitas busca e apreensão nos gabinetes e casas de Edson Gaguinho (União), Aldir Júnior (PL), Umbelino Júnior (PSDB) e Francisco Chaguinhas (Pode).

Os gabinetes foram na Câmara Municipal de São Luís. Os promotores e policiais rodoviários federais chegaram na Casa por volta das 5h desta quinta-feira, 10.

A operação chegou também na Secretaria Municipal de Cultura. O Gaeco apura suspeitas de desvio e apropriação de verbas de emendas parlamentares de vereadores da capital maranhense ainda da gestão do ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (sem partido). A investigação pode levar aos crimes de lavagem de capitais, peculato e organização criminosa.

Ao todo, estão sendo cumpridos 34 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados.

A ação acontece com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no suporte operacional ao cumprimento dos mandados – por meio do emprego de agentes de diversos estados, viaturas e uma aeronave.

Participam da operação os promotores de Justiça integrantes do Gaeco dos núcleos de São Luís, Imperatriz e Timon e a Polícia Civil do Maranhão (1º Deccor de São Luís, 1º Deccor de Imperatriz e 1º Deccor de Timon).

Em nota, o vereador Umbelino Junior afirma que mantém um mandato democrático e transparente. O parlamentar ressalta que está à disposição da justiça para colaborar com todo processo e ajudar os órgãos nas investigações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *