Novo equipamento agiliza análises da perícia oficial do Maranhão

Mais exames periciais realizados, com maior agilidade e precisão com a aquisição do  Espectrômetro de Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR). O equipamento foi adquirido pelo Governo do Estado, para uso do Instituto Laboratorial de Análises Forenses (ILAF), órgão da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA).

O FTIR é considerado uma poderosa ferramenta de análise para o trabalho policial. Amplamente reconhecido pelas instituições de investigação, tem capacidade para detectar substâncias em pequenas quantidades de amostras. “Com essa condição, necessita de pouco ou nenhum preparo antecipado da amostra e assim, poupa tempo e reagentes”, explica o diretor e perito criminal do ILAF, Rogério Carvalho.

O equipamento possibilita ainda a realização de análises ‘não-destrutivas’, com preservação do material analisado. Ou seja, a mesma amostra em uma nova análise, pois o procedimento feito no aparelho preserva a integridade do material. Peritos do ILAF já receberam treinamento para utilizar o aparelho.

O FTIR vai integrar o parque tecnológico do ILAF, reforçando as atividades de análises ao Serviço de Química Forense do órgão. Será utilizado no exame instrumental, auxiliando na identificação de substâncias entorpecentes e psicotrópicas, com foco na análise preliminar de Novas Substâncias Psicoativas (NSP). Ainda, exames de drogas que já estão na demanda de rotina da instituição, além de cocaína e seus derivados, maconha e outros canabinoides, medicamentos e insumos diversos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *