Eleições 2022: Lula lidera intenções de votos e Bolsonaro lidera rejeições, diz DataIlha

Pesquisa do instituto DataIlha avaliou a preferência do eleitorado para a presidente da República, nestas eleições. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segue liderando com vantagem que vem crescendo a cada novo levantamento. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) cresce no quesito rejeição. A pesquisa foi divulgada na terça-feira, 15, e considerou ainda a aceitação ao governo do presidente Jair Bolsonaro, que foi classificada como péssima. A pesquisa é aberta e espontânea.

O questionamento aberto, feito aos entrevistados foi: “Se as eleições fossem hoje, em quem você votaria para presidente da República?”. Lula venceria com folga, pontuando 49,8%; Bolsonaro ficaria em segundo lugar, com 25,7%. Seguem na preferência Ciro Gomes (7,3%), Sérgio Moro (4,7%) e João Dória (1%). Que não votaria em nenhum, 7,3%, e que não souberam ou não responderam, 4,4%.

Foi considerado ainda um segundo cenário, espontâneo, com acréscimo de mais 11 nomes. Lula pontuaria com 33,1% e Bolsonaro com 21%, ou seja, o petista ainda venceria o atual presidente. Em seguida vêm Ciro Gomes (2,1 %), Sérgio Moro (1,1 %), Flávio Dino (0,2 %), André Janones (0,2 %), Marina (0,1 %), Cabo Daciolo (0,1%), candidato do PT (0,1%), Edvaldo Holanda Jr (0,1%), Guilherme PL (0,1%), Haddad (0,1%), João Amoedo (0,1%), Luis Felipe Dávila (0,1%) e Zema (0,1%). Que não votaria em nenhum, 2,7%, e que não souberam ou não responderam 39,3%.

Rejeição

Quando perguntados “Em quem você não votaria”, Jair Bolsonaro aparece em primeiro lugar com 45,1%, seguido de Lula, com 22,6%. Completam a lista, Sérgio Moro (8,1%), Ciro Gomes (5,6%) e João Dória (5,1%). Que não votaria em nenhum, 6.1%, e que não souberam ou não responderam, 7,6%.

O Instituto de DataIlha ouviu 2 mil eleitores, estratificadas por município, gênero, faixa etária, grau de escolaridade, renda e religião. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 00422/2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *