Urnas eletrônicas são auditadas no Maranhão

As urnas eletrônicas que serão usadas no próximo domingo, nos colégios eleitorais do sul do Maranhão estão passando por uma auditoria. Nesta quarta-feira (28), o processo de carga e lacre das urnas eletrônicas continua no Fórum Eleitoral de Balsas, a 810 km de São Luís.

Um total de 181 urnas eletrônicas serão distribuídas em 51 locais de votação na cidade de Balsas. Todos os locais de votação já foram vistoriados pela Justiça Eleitoral para verificar, por exemplo, como está funcionando a rede de energia elétrica e outros detalhes para garantir o acesso do eleitor até a urna eletrônica no próximo domingo.

Durante a audiência de carga e lacre, a mídia com a informação de todos os candidatos que estão registrados na Justiça Eleitoral., assim como dos eleitores aptos a votarem em cada seção. Após, a urna é lacrada em nove pontos diferentes. Ao final desse processo de carga e lacre é realizada a auditoria.

A auditoria é acompanhada por representantes da Justiça, Ministério Público e por advogados dos partidos políticos. No processo é checado todo o funcionamento da urna eletrônica já com os candidatos inseridos. Depois a urna é lacrada novamente, os dados são zerados e o equipamento encaminhado ao local de votação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *