O paciente de 42 anos diagnosticado com varíola dos macacos, em São Luís, foi infectado por transmissão comunitária. A informação foi repassada pelo secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, nesta sexta-feira (12), em coletiva à imprensa. “Como tecnicamente não teve histórico de viagem, a gente tem que diagnosticar como transmissão comunitária”, afirmou o secretário. As pessoas que tiveram contato com o paciente estão sendo monitoradas e até o momento, nenhuma apresentou sintomas da doença.
De acordo com a SES, o estado possui mais nove casos suspeitos da doença. Os pacientes são dos municípios de São Luís (2), Timon (2), Barão de Grajaú (1), Bela Vista do Maranhão (1), Buriticupu (1), Paraibano (1) e Tutóia (1). Todas estão em isolamento domiciliar e sendo acompanhadas pelas secretarias de saúde municipais e pela estadual. Dois dos casos em investigação possuem histórico de viagens, sendo uma internacional.
O paciente ainda está internado no Hospital Carlos Macieira (HCM), na capital, e apresenta quadro de saúde estável. O diretoria da unidade de saúde informou que a internação é por causa das comorbidades que ele possui e não em função da varíola dos macacos.
Quem apresentar sintomas da varíola dos macacos deve procurar as Unidades Básicas de Saúde do munício, o Hospital Carlos Macieira e o Hospital da Ilha na Grande São Luís. No interior, podem buscar as UPAs e hospitais macrorregionais.