Até o momento, três candidatos a deputado federal e uma candidata a deputada estadual já desistiram de concorrer nas eleições de 2022 no Maranhão. A informação é do portal de Divulgação de Candidaturas e Prestação de Contas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Já desistiram da disputa pela Câmara Federal Udinaldo Rabelso, do Pros; Lindalva Cardoso, do PSD; e Antônio Valciderlan, o Valcizão do Maranhão, do Republicanos. Da disputa pela Assembleia, desistiu a candidata Fernanda Rocha, do PSD.
Todos apresentaram seus pedidos de renúncia à Justiça Eleitoral antes mesmo do julgamento do pedido de registro de candidatura.
Um quinto nome que pode integrar a lista a partir desta sexta-feira (19) é o do ex-prefeito Chico Leitoa, de Timon, filiado ao PDT. Ele deve anunciar a decisão e reunião do partido na cidade, após o Ministério Público
Eleitoral (MPE) confirmar a impugnação da candidatura com base na Lei da Ficha Limpa. Leitoa deve ser substituído na disputa pelo filho, o ex-deputado e ex-prefeito de Timon Luciano Leitoa, atualmente, também filiado ao PDT.