Convenções partidárias iniciam nesta quarta (20)

Começam nesta quarta-feira (20) as convenções partidárias para escolher os candidatos às eleições deste ano. O processo é exigido pela lei eleitoral e pode ser considerada o pontapé inicial da campanha. Na ocasião, os filiados decidem quem serão os candidatos às eleições, seja por aclamação, seja por votação. Se o partido não fizer a convenção, fica sem candidatos.

Este ano, as siglas definem os candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

As convenções poderão ser realizadas em formato presencial, virtual ou híbrido. Elas também decidem sobre as coligações. O candidato pode ser substituído em caso de desistência ou morte, ou caso tenha o registro da candidatura negado. A legislação eleitoral proíbe a candidatura avulsa – ou seja, desvinculada da aprovação de um partido político –, mesmo que a pessoa esteja de fato filiada a uma legenda.

Para o Governo do Maranhão, já estão definidas as datas das convenções dos principais postulantes à vaga. O evento do PDT, sigla do senador Weverton Rocha, dia 29 de julho, no Estádio Municipal Nhozinho Santos, Vila Passos; do PSB, partido do governador Carlos Brandão, que será dia 30 de julho, no Parque João Paulo II, Aterro do Bacanga, a partir das 16 horas.

Também no dia 30 de julho, se realiza a convenção do PSD do ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, a partir das 14h, na Villa Reale, Avenida dos Holandeses, Quintas do Calhau; e do PSC, partido do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim, para 31 de julho, em local e horário a serem definidos.

Os demais pré-candidatos ainda não divulgaram a data de suas convenções

O período das convenções vai até 5 de agosto e após a escolha dos candidatos, os partidos têm até 15 de agosto para fazer o registro na Justiça Eleitoral.

A campanha começa pra valer no dia 16 de agosto, só aí os pedidos de votos podem ser feitos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *