“Deteriora o processo eleitoral, portanto afeta a própria democracia”, diz Márcio Jerry sobre orçamento secreto

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) se pronunciou sobre o orçamento secreto, em evento nesta quarta-feira (13). Ele participou de mesa de debates promovida pelas fundações dos partidos que apoiam a pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Jerry comparou o orçamento secreto com as experiências do orçamento participativo, onde, no primeiro, há ilicitudes e no segundo, há transparência com a população.

“No orçamento participativo o povo  atua, opina, propõe, fiscaliza; no orçamento secreto o povo é roubado descaradamente”, apontou Jerry. Representando a bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados, ele foi implacável com o que considera “corrupção sistêmica do orçamento secreto” e apontou que o orçamento secreto “deteriora o processo eleitoral, portanto afeta a própria democracia, ao corrompê-la!”.

Márcio Jerry lamentou fraudes no orçamento secreto envolvendo prefeituras e parlamentares de municípios maranhenses.  “Importante uma rigorosa investigação. Já há propostas de fiscalização protocoladas aqui na Câmara, inclusive uma de minha autoria. Toda corrupção é crime. Mas há uma que além de crime significa tragicamente mortes de inocentes. É quando são desviados recursos da saúde. O dinheiro desviado provoca mortes. E lamento que tenham exposto o nome de nosso estado, muito negativamente, por conta do escândalos de procedimentos para fraudar recursos públicos da saúde”, sentenciou.

O evento foi coordenada pelo ex-deputado federal Cláudio Puti e contou com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e do ex-senador e ex-ministro Aloísio Mercadante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *