Justiça Federal afasta gerente da Codevasf no MA

A Justiça Federal determinou afastamento de um gerente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em São Luís. O gerente é apontado pelo suposto recebimento de propina de empresas que realizavam licitação com a estatal e investigado por supostos desvios no órgão. A polícia também cumpriu mandados busca e apreensão na residência do gerente na mesma data.

Segundo a investigação, o inquérito teria identificado pagamentos de R$ 250 mil feitos pelas empresas. Diante dos indícios, a policia pediu à Justiça o afastamento do gerente de suas funções.

O caso tem relação com a Operação Odacro, deflagrada pela Polícia Federal em julho deste ano, após a constatação de que um esquema na Codevasf envolvia as mesmas pessoas e empresas já investigadas em 2015 pela Polícia Civil do Maranhão, por suspeitas de desvios de recursos públicos da Prefeitura de Dom Pedro, no Maranhão.

Segundo a polícia, o gerente investigado teria aberto empresas em nome de terceiros para competir entre si nas licitações, com o objetivo de vencer os certames na Codevasf. Além de colocar as suas empresas e bens em nome de parceiros, o investigado também possui contas bancárias vinculadas a CPFs falsos, como forma de dificultar a atuação dos órgãos de controle.

Em nota, emitida após o afastamento do gerente, a Codevasf informou “que colabora com o trabalho da Justiça e que o processo judicial correspondente encontra-se sob segredo de Justiça”.

O comunicado diz ainda que, “assim que foi comunicada sobre o caso pelas autoridades, a companhia prontamente afastou de suas funções o profissional associado aos temas sob investigação. A empresa possui sólida estrutura de governança implantada; indícios de conduta ilegal ou antiética por parte de seus funcionários são apurados, em quaisquer casos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *